Enem: startup promove oficina gratuita de Redação; saiba como participar

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência Educa Mais Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Enem: startup promove oficina gratuita de Redação; saiba como participar

Interessados podem se inscrever para oficina até 26 de julho

A startup Stoodi, que oferece cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pré-vestibular, está com inscrições abertas para uma oficina gratuita de redação. As aulas serão realizadas em três encontros, toda terça-feira, às 19h, a partir do dia 12 de julho, abordando tópicos essenciais para uma boa construção da redação. A cada semana, uma aula diferente traz a proposta de um tema de redação.

Para participar basta se cadastrar na plataforma da oficina até 26 de julho.Nesta edição, a oficina gratuita do Stoodi parte de uma metáfora de que preparar uma redação pode ser semelhante ao processo de preparar uma refeição. Por isso, os temas de cada encontro seguem a mesma temática "Programa de receitas". São eles: Episódio 1: Pão - a base de tudo (projeto de redação); Episódio 2: Broa de fubá - receita de família (gênero dissertativo-argumentativo); Episódio 3: Risoto de limão siciliano (inserção de dados e citações filosóficas).

Para a professora de Redação do Stoodi, Letícia Flores, uma das principais dificuldades de estudantes que se preparam para o Enem e outros vestibulares é conseguir transcrever sua ideia para o papel. "Talvez a frase mais ouvida por professores de Redação seja ‘Eu só não sei como colocar no papel, professora’. Isso porque a maior dificuldade dos alunos não é refletir sobre o tema nem mesmo compreender e aplicar as técnicas de texto aprendidas em aula mas, sim, organizar as ideias através de um bom projeto de texto, identificar a tese que pretende sustentar em sua argumentação e selecionar argumentos coerentes à abordagem escolhida”, ressalta a professora.

Ao final de cada aula os alunos terão a oportunidade de construir uma redação e enviar para correção feita pela equipe do Stoodi, que retornará o texto revisado com base nas competências também avaliadas pelo exame. Após o último episódio, os estudantes que conquistarem maiores notas concorrerão a bolsas de estudos para acesso 100% gratuito às ferramentas da plataforma.

“A oficina pretende trazer uma abordagem fora do padrão ao qual os alunos estão acostumados a fim de inspirá-los a atravessar esses padrões, instigar o pensamento crítico e encontrar na escrita uma aliada para a conquista dos seus objetivos, em vez de vê-la como a vilã dos vestibulares”, explica Letícia Flores.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, por meio de bolsas de estudos em faculdades privadas (Prouni), Financiamento Estudantil do Governo (Fies) e vagas em faculdades públicas (Sisu). Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro tanto para a versão impressa quanto digital. Independentemente do tipo de prova, a diferença está somente no formato. Enquanto um é no papel, outro é na tela. A redação, no entanto, continua manuscrita em ambos os casos.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil