Brasil,

Estudo desmistifica relação da apneia com consumo de carnes

Resultado da pesquisa foi apresentado no principal congresso relacionado ao sono, realizado nos Estados Unidos

Professor Cláudio Donizete, da Zootecnia Unoeste, apresentou resultado de estudo em congresso nos EUA

Ronco, cansaço e sensação de noite mal dormida são alguns dos sinais da apneia. Trata-se de um distúrbio que afeta a respiração durante o sono, ocasionando até a parada completa da respiração por alguns segundos ou minutos. Um estudo científico interinstitucional, com a participação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM) e Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip), fez um levantamento sobre o consumo geral per capita de carne nos principais países do mundo e a prevalência de apneia obstrutiva do sono. O resultado desmistifica a relação do distúrbio com esse alimento.

Conforme o professor do curso de Zootecnia da Unoeste Cláudio Donizete da Silva Junior, que esteve envolvido na pesquisa, a análise foi realizada em 34 diferentes países. Algumas teorias relacionavam esse distúrbio ao consumo de alimentos de origem animal. Porém, o professor afirma que não foi encontrada correlação entre a prevalência estimada da apneia do sono e o consumo de carnes suína, bovina, caprina e de frango. “Isso nos mostra que mesmo o alto consumo de carne não afeta em relação a esse distúrbio de sono tão importante e recorrente atualmente, desmistificando problemas de saúde relacionados à carne”.

O docente reforça a importância da proteína animal para a saúde, inclusive o estudo foi apresentado em um congresso voltado à área da medicina, o maior e principal evento científico relacionado ao sono: o Sleep 2022. Realizado em junho, o congresso ocorreu em Charlotte NC, nos Estados Unidos. Na ocasião, o professor Cláudio apresentou os resultados. “Foram mais de 2 mil participantes, assistindo a palestras e cursos sobre medicina e neurologia do sono, buscando atualização de novos conceitos e abordagens terapêuticas”, ressalta.

Com a presença de pesquisadores renomados do mundo todo, o zootecnista e professor da Unoeste frisa a satisfação em levar para um congresso médico uma temática nutricional, que muitas vezes é debatida em conferências sobre o não consumo de carne. “Certamente é algo inovador para a área da produção animal, apontando a importância da proteína animal para o desenvolvimento humano. Eu participei com a apresentação oral do pôster e como ouvinte de diversos cursos e palestras. Fiquei muito lisonjeado em ter a oportunidade de mostrar um pouco mais da área animal em um congresso voltado para a medicina”, encerra.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo