Brasil,

Novo reitor da PUC-Rio lança projetos de inovação

Um dia depois de assumir a reitoria da PUC-Rio, o Padre Anderson Antonio Pedroso preside, na manhã desta sexta-feira, 1 de julho, a entrega de um presente e tanto para os estudantes. Na verdade, são dois presentes. Um deles é a pedra fundamental do Parque de Inovação da Gávea, no campus. O outro é um projeto, também de inovação, que envolve diversas unidades da PUC para estimular ideias e invenções, principalmente de alunos da graduação, que possam evoluir para a criação de startups. As duas iniciativas têm apoio da Faperj, cujo diretor de Tecnologia, Maurício Guedes, estará no evento.

O Projeto "Ecossistema de Formação e Inovação para a Sociedade Digital Inclusiva e Sustentável", coordenado pelo professor Marcelo Gattass, do Instituto Tecgraf da PUC-Rio, busca gerar inovação combinando competências dos diversos Centros, Departamentos e Unidades Complementares da PUC. Para isso, se estrutura em torno de dois espaços: o InovaFab, para alunos de graduação, e o DH Lab. Também estão envolvidos a Agência de Inovação (AGI) e o Instituto Gênesis, pioneiro no desenvolvimento de startups em ambientes universitários cariocas.

Em complemento aos outros espaços de inovação da PUC, o projeto tem apoio direto da Reitoria e será aberto aos alunos de cursos de graduação que tenham uma ideia na cabeça e disposição para concretizá-la. No mês de julho, será aberto o primeiro período de inscrições para os interessados se candidatarem a receber o apoio.

Um dos diferenciais do novo laboratório será priorizar propostas que envolvam mais de um curso de graduação, estimulando o espírito universitário. Se um estudante de Engenharia, por exemplo, quiser desenvolver um equipamento urbano dentro do mote de "Cidades inteligentes e sustentáveis", uma boa iniciativa pode ser convidar um colega do curso de Design para participar da criação.

O InovaFab, coordenado pelo decano do CTC e professor do Departamento de Engenharia Química e de Materiais, Sidnei Paciornik, será um espaço maker de 400 metros quadrados para uso de alunos de graduação da PUC. Terá área de coworking e diversos laboratórios específicos de fabricação com tecnologias como impressão 3D, Internet das Coisas (IoT), braço robótico, corte a laser e eletrônica vestível. Sua missão é estimular a transdisciplinaridade e a troca de linguagens e conhecimentos.

Os projetos de alunos de graduação serão selecionados a partir de editais internos e receberão recursos para desenvolvimento de protótipos. Os melhores deste "nível micro" receberão aporte adicional para gerar os chamados MVPs – Minimum Viable Products – Produtos Minimamente Viáveis, o "nível meso". Desta forma, a inovação gerada pelos estudantes será apoiada para crescer em complexidade e viabilidade.

Já o DHLab, Digital Humanities Lab, também destinado aos níveis micro e meso de inovação, é mais voltado para cursos de pós-graduação. É coordenado pela professora Monica Herz e originalmente financiado pela Finep, visando trazer os conhecimentos do mundo digital para alunos de pós-graduação, pesquisadores e professores da área de Humanidades. O espaço oferecerá oficinas e workshops, com equipamentos modernos para propiciar a experiência da digitalização a pessoas com formação em Ciências Humanas e Sociais.

Os projetos aprovados podem seguir para obter apoio de outras duas importantes unidades do ecossistema de invenções da PUC-Rio. O primeiro é a Agência de Inovação, coordenada por Bruno Feijó e responsável pela gestão da Política de Inovação da PUC-Rio. O outro é o Instituto Gênesis, já no nível macro de criação de starups e de incubação de empresas, dirigido por João Gabriel Hargreaves.

Ao lado da pedra fundamental do Parque de Inovação da Gávea será colocada uma cápsula do tempo, contendo uma Carta do Futuro e lembranças do noticiário e fotos atuais, que deverá ser aberta nas comemorações do centenário da PUC-Rio, em 2040.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo