Brasil,

Como ter sucesso na carreira acadêmica

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Escolher a carreira acadêmica como um caminho a trilhar muitas vezes pode ser desafiador! Por isso juntamos nossos mais de 10 anos de experiência e trouxemos aqui hoje algumas dicas de como ter sucesso na carreira acadêmica!

Construa sua marca

Todos nós deixamos uma marca por onde passamos, queiramos ou não. Se sabemos disso, por que não deixar a melhor impressão possível? Trabalhe isso nos ambientes em que você frequenta, especialmente aqueles relacionados com a sua carreira. Analise quais as impressões você tem deixado no lugar em que passa, quais você realmente quer passar. De uma pessoa responsável, competente, inteligente? Pense em quais pontos você gostaria de trabalhar mais em você e seja consistente nisso.

Seja crítico

Seja crítico com fundamentos, não chato e 'reclamão'. Não aceite tudo o que te dizem como verdade. Analise criticamente dados, projetos, opinião de outros especialistas e utilize todas essas informações para formar suas opiniões e construir seus argumentos.

Invista em networking

Ninguém faz ciência sozinho! Tampouco estou dizendo para puxar saco do maior número de pessoas possível. Mas construa relações saudáveis e de respeito com outros profissionais que agreguem em sua área de pesquisa. As colaborações nos levam sempre mais longe. Também nesse ponto eu diria que, se você está terminando seu mestrado ou doutorado e vai sair do seu grupo de pesquisa, mantenha o contato com seu orientador e com seus colegas. Eles são uma aliança profissional forte que foi construída durante seu tempo lá e é dali que podem surgir novas oportunidades.

Inspire-se em outros pesquisadores

Se você já tem uma área de pesquisa bem definida, provavelmente você sabe quem são os principais nomes dessa área. É só prestar atenção nos autores dos principais trabalhos, nos palestrantes dos principais congressos. Acompanhe essas pessoas em redes como linkedin, por exemplo. Veja em que estão trabalhando, que eventos tem frequentado e inspire-se nas suas ações.

Aprimore suas qualificações

Nenhuma formação é completa e autossuficiente. Sempre temos o que aprender e aprimorar. Então não pare! Procure olhar para quais habilidades são importantes na sua área e poderiam ser trabalhadas em paralelo a sua formação acadêmica. Como fazer boas apresentações? Inglês? Algum curso específico? E faça isso não só pelo seu currículo, mas especialmente para te fazer um profissional melhor.

Esteja atualizado na sua área

Ter sucesso na sua carreira significa se tornar referência na sua área do conhecimento. Quando você chegar lá, as pessoas vão te procurar quando surgirem dúvidas ou debates relacionados a sua área. Mesmo enquanto esse momento não chega, você estará presente nessas discussões, e mostrar que você está por dentro do que há de mais novo no assunto com certeza vai acelerar esse processo.

Escolha qualidade ao invés de quantidade

Sim, estou falando de publicações acadêmicas. Na área acadêmica, o conhecimento que é produzido é comunicado à sociedade na forma de publicações, como os artigos científicos. Muitas vezes queremos ter um currículo extenso e nos esforçamos para ter mais e mais publicações, quando, na verdade, o que traz mais impacto ao seu currículo e, consequentemente, à sua carreira, é focar os esforços em publicações de maior qualidade e relevância na sua área do conhecimento.

Organize sua trajetória

Ao se aprimorar e produzir conhecimento, você terá muita experiência profissional para compartilhar. Na grande maioria dos casos, provamos essa nossa experiência através do nosso currículo. No Brasil, a principal maneira de apresentar um currículo na área acadêmica é utilizando a Plataforma Lattes do CNPQ. Portanto, mantenha sempre seu currículo lattes bem organizado, com todas as informações importantes sobre sua carreira.

Seja paciente

As dicas até vão te ajudar a construir uma carreira de muito sucesso, mas nada vai acontecer do dia para a noite. Então tenha paciência, trabalhe esses pontos ao longo da sua jornada e, em breve, você chegará lá!

Quer ficar por dentro dos melhores assuntos sobre ciência em saúde? Acompanhe a Escola Rigor Científico no Instagram: @rigorcientifico

Artigo escrito por Jaqueline Carneiro.

Jaqueline Carneiro

PhD | Cientista

Farmacêutica, pesquisadora, professora, e co-fundadora do Rigor Científico, encontrou na ciência um lugar no qual aplicar a determinação aprendida com os esportes. A beleza e a complexidade da Química Medicinal a fizeram seguir por esse caminho, que a levou até laboratórios de pesquisa e outros lugares do mundo. Ser professora era visto como um efeito colateral, até pisar numa sala de aula. Naquele instante, mais madura pessoalmente e profissionalmente, percebeu possibilidades de impactar vidas diretamente. Hoje sonha alto e quer trazer mais pessoas para o seu mundo de ciência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar