Brasil,

Homeschooling: especialistas explicam os riscos dessa opção

Processo de construção do conhecimento geral e socioemocional de alunos, sem uma troca presencial com educadores e outras crianças, pode ser prejudicial; Pandemia da Covid-19 mostrou que o método apresenta muitas lacunas e o desafio atual dos educadores deve estar na Recomposição da Aprendizagem.

Cerca de 7,5 mil famílias brasileiras são praticantes do homeschooling. A estimativa é da Associação Nacional De Educação Domiciliar (ANED) e a prática, que teve início no Brasil nos anos 1990, voltou a ser discutida em 2022, com as mudanças no projeto de lei aprovada na Câmara dos Deputados, e que agora está em apreciação no Senado Federal.

De acordo com o Censo Escolar de 2021, as escolas públicas têm em torno de 36,4 milhões de matrículas na educação básica. Esse número mostra a enorme discrepância entre o atendimento do homeschooling e o impacto da escola tradicional na realidade do país.

“O ensino domiciliar é algo a ser discutido, mas priorizar a Recomposição da Aprendizagem trará um impacto muito maior para o futuro desses estudantes, principalmente após as consequências de quase dois anos de pandemia”, diz Ana Ligia Scachetti, pedagoga e Diretora de Educação da Nova Escola, referência no desenvolvimento de conteúdo para professores desde 1986.

O fechamento das escolas demandou o uso repentino de tecnologias para as quais nem professores, nem estudantes, estavam preparados e causou uma série de dificuldades para o desenvolvimento de aprendizagens. Este ano, com a retomada das aulas presenciais, surgiram desafios extras para os professores.

Grande parte desse desafio está na identificação das defasagens e no desenvolvimento de estratégias para uma efetiva Recomposição de Aprendizagem e avanço dos alunos, garantindo informações e orientações para a elaboração de ações de diagnóstico, de replanejamento das atividades, apoio pedagógico e de acompanhamento constante.

“O trabalho de Recomposição de Aprendizagem é peça chave para destravar futuros que podem ser comprometidos pela pandemia. São diferentes desafios de acordo com cada etapa de ensino, e, para que esta recuperação aconteça, é necessário traçar diversas rotas e estratégias, dando o suporte necessário para que os educadores consigam impactar o principal interessado: o aluno”, explica Ana Ligia.

A especialista em metodologias ativas para uma educação inovadora entende que será bem difícil o processo de construção do conhecimento sem uma troca presencial. “É importante ter um ambiente de diversidade, saber conviver com o diferente e encontrar alternativas em conjunto”, diz Ana Ligia. Na opinião dela, repensar todo o planejamento e estratégias para uma efetiva Recomposição de Aprendizagem e avanço dos alunos é uma demanda difícil para as famílias assumirem, no caso do homeschooling.

Grande parte dos educadores concordam que a educação domiciliar seria um retrocesso em termos de políticas educacionais, já que as instituições de ensino garantem a aprendizagem e inserem as crianças na cultura e sociedade por meio de profissionais formados e capacitados.

“No cenário em que os educadores estão inseridos hoje, de um déficit educacional elevado - muito ligado aos anos de pandemia que vivemos - e dificuldades em questões ligadas ao comportamento dos alunos no retorno às aulas, recomposição de aprendizagem, habilidades socioemocionais e diversidade e inclusão devem ser os temas centrais da educação no momento”, sintetiza Danielle Brandão, Coordenadora Pedagógica da Nova Escola. Difícil homeschooling acompanhar esta tendência.

Sobre a Nova Escola

A Nova Escola é uma organização de impacto social, sem fins lucrativos, que tem como missão fortalecer educadores para transformar a Educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo de seu potencial. Referência absoluta no desenvolvimento de conteúdo para professores desde 1986, quando atuava no segmento de revista impressa, em 2015, com o apoio da Fundação Lemann, transformou-se em uma plataforma digital, com mais de 3,1 milhões de acessos mensais. Produz Reportagens, Cursos autoinstrucionais, Formações, Planos de Aula e Materiais Educacionais, gratuitos, para apoiar professores, coordenadores pedagógicos e diretores que atuam na Educação Básica das escolas públicas brasileiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo