Brasil,

Férias escolares: como o período de descanso contribui para o desempenho dos alunos?

18,8% dos estudantes declaram sentir “esgotamento total”; Juliana Góis, orientadora educacional de apoio à aprendizagem do Colégio Rio Branco, afirma que investir em momentos de descanso e lazer aprimora o desempenho escolar.

A rotina escolar pode ser uma jornada cansativa e, nas férias, muitos estudantes mergulham nos estudos para “fazer bom uso do tempo”. Essa estratégia, porém, especialmente após o período do isolamento social, que teve grande impacto no socioemocional das pessoas, desvaloriza o essencial momento de descanso. Juliana Góis, orientadora educacional de apoio à aprendizagem do Colégio Rio Branco, comenta que, após o retorno ao ritmo presencial, o período de férias é ainda mais necessário, aprimorando, inclusive, a produtividade e o desempenho escolar.

Uma pesquisa de 2022 do Instituto Ayrton Senna e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo mostrou que um terço dos estudantes tem dificuldades de concentração e 18,8% declaram se sentir sob pressão, além de uma sensação de “esgotamento total”. Após dois anos com aulas remotas e híbridas, os jovens apresentam maior dificuldade na readaptação, não sabendo lidar com normas e com uma rotina mais estruturada. Para Góis, eles sentem-se, de fato, mais pressionados. “A dificuldade é ter um equilíbrio entre vida social e escolar, além de conciliar o processo de desenvolvimento de maturidade”, complementa.

A orientadora recomenda que os estudantes aproveitem esse período de pausa para explorar tudo que for possível, investindo em momentos com familiares e amigos, praticando esportes, frequentando museus e outras programações culturais. Ela enfatiza, ainda, que “escapar da rotina é importante e o ócio é essencial”. Tudo isso aumenta o desempenho escolar e implica em maior produtividade, uma vez que há diminuição do estresse e aumento do relaxamento e da sensação de bem-estar, fazendo com que esse jovem volte com mais energia às atividades no próximo semestre.

Para os adolescentes, esse período é ainda mais necessário. Segundo a pesquisa, quase 20% dos estudantes relataram perder totalmente o sono devido a preocupações com a vida escolar, além de 13,6% terem perdido a confiança em si mesmos. “O nível de preocupação e a intensidade com que eles vivem cada momento demandam uma energia muito grande, então, durante esse intervalo, eles devem fazer bom uso do período de relaxamento. Além disso, dar a devida atenção à saúde psíquica e buscar ajuda são dois pilares essenciais”.

No entanto, um distanciamento completo dos livros didáticos também não é o ideal, especialmente para os vestibulandos. “É importante ter, ao longo das férias escolares, períodos de estudo e preparação, montando uma rotina que equilibre revisão e tempo livre”, explica Góis. “Optar por programas culturais, compreendendo atualidades e adquirindo conhecimento de mundo, tão exigido nas provas, é também uma maneira leve e tranquila de não ficar parado nos conteúdos”. Uma dica válida é incluir um roteiro com filmes sobre assuntos contemporâneos, como o atual conflito entre Rússia e Ucrânia, balanceando contato com a realidade e momentos de pausa.

Sobre o Colégio Rio Branco (www.crb.g12.br) – O Colégio Rio Branco é uma das mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil, com unidades de Educação Infantil ao Ensino Médio em São Paulo (Higienópolis) e Cotia (Granja Vianna). O colégio é associado à UNESCO e orienta seu projeto pedagógico na aquisição de conhecimentos e competências permeadas pelo diálogo, respeito à diversidade, atitude crítica e edificada em princípios éticos e de solidariedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo