Brasil,

Erros de Português eliminam mais da metade dos candidatos em seleções de emprego

Erros de Português eliminam mais da metade dos candidatos em seleções de emprego

Avaliação já começa na leitura dos currículos; muitos nem passam para a próxima fase

As entrevistas de emprego costumam ser um momento de apreensão entre aqueles que querem conquistar uma vaga no mercado de trabalho. No entanto, antes mesmo de chegar nessa fase, outros pontos, como o uso da Língua Portuguesa, merecem atenção redobrada.

Uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) aponta que erros de Português, de interpretação nas informações e a falta de uma boa comunicação oral e escrita são responsáveis por impedir que 83,5% dos estudantes passem em seleções.

De 59.776 candidatos a vagas de estágio e aprendizagem avaliados pela pesquisa, apenas 9.845 estudantes (16,5%) passaram nos critérios de avaliação do domínio da língua. Os outros 83,5% (49.931) demonstraram conhecimento gramatical insuficiente. Em comparação à pesquisa de 2019, houve um aumento de 67% de reprovação, cujo índice era de 50%.

Problemas já começam no currículo

No currículo, os erros de português também são responsáveis por eliminar candidatos que, por esse motivo, podem nem chegar a ser chamados para uma entrevista, é o que aponta levantamento feito pela Catho no ano passado. Para os recrutadores ouvidos pela entrevista, erros de Português podem representar falta de conhecimento da língua e ausência de atenção na hora da construção do currículo.

Ainda em relação a erros de Português no currículo, apenas dois erros de digitação são suficientes para desclassificar um candidato a processo seletivo, de acordo com pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado.

Conteúdos gratuitos para aprender Português

O Guia Enem é um site que reúne materiais gratuitos de diversas disciplinas, incluindo Português. No site são disponibilizados artigos com resumos das principais áreas de conhecimento. Para cada disciplina, há diferentes textos focados nas informações mais relevantes.

Para quem prefere estudar por meio de vídeos, no YouTube há conteúdos gratuitos disponibilizados por diversas instituições de ensino e professores, que preparam aulas em diversas áreas do conhecimento. Exemplo é o canal Educa Mais Brasil Explica, que contém uma playlist gratuita com aulas objetivas para os estudantes de diferentes idades.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo