Brasil,

Drones, robôs e realidade virtual são atrações da Expo Movimento Inova

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Quarta edição do evento será no Ginásio do Ibirapuera e vai reunir estudantes de todo o estado de São Paulo

Nos dias 25 e 26 de maio, estudantes e profissionais da Educação da rede estadual paulista terão a chance de pilotar drones, construir robôs e passear pela realidade virtual do Metaverso. Isso graças a Expo Movimento Inova, evento de tecnologia e inovação organizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

Em um caminhão adaptado e equipado com impressora 3D, máquinas de corte à laser e kits de robótica, os visitantes poderão colocar a mão na massa e dar vida a ideias tecnológicas. “O objetivo do caminhão maker é despertar a criatividade e incentivar os jovens, mostrar que eles são capazes de criar com a tecnologia”, explica Rodrigo Dinardi, diretor do Universo da Criatividade, empresa que idealizou o laboratório itinerante que visita escolas públicas no Brasil.

Do lado de fora do caminhão será montada uma tenda equipada com óculos de realidade virtual, que levará os visitantes para o mundo do Metaverso. Essas atividades estarão disponíveis durante toda a Expo Movimento Inova.

Computadores que voam

“Como utilizar o drone em sala de aula para ensinar e aprender” é o tema de uma palestra no dia 25 de maio, às 11 horas. “A ideia é desmistificar o drone, que nada mais é do que um computador que voa. Na palestra, vamos mostrar as diversas abordagens que professores podem ter com esta máquina, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, de forma lúdica e interessante”, explica Carlos Cândido de Oliveira Júnior, cientista da computação e fundador da Drone Lab Brasil.

Nos dois dias de evento, a tenda drone será uma das atrações que promete chamar a atenção dos visitantes. Carlos Cândido fará demonstração das máquinas e os visitantes poderão pilotá-las.

Criada especialmente para estudantes do ensino fundamental (5º ao 9º ano) e do ensino médio pela Seduc-SP, a Expo Movimento Inova vai levar muita tecnologia, inovação e criatividade para o Ginásio do Ibirapuera. Professores, coordenadores, diretores e estudantes das 91 Diretorias de Ensino vão participar presencialmente ou online, pela transmissão do Centro de Mídias SP.

“A Expo Movimento Inova é um evento essencial para a rede estadual, para conectar projetos de vida à inovação, permitindo que nossos estudantes e professores vivenciem a tecnologia por meio de palestras e oficinas, mas também da exposição de trabalhos em um movimento em que a rede aprende com a rede”, destaca Débora Garofalo, organizadora do evento, coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) da Seduc-SP e Teacher Prize 2019.

Além de palestras e oficinas com convidados especiais, ainda será possível acompanhar a Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa e conhecer os 30 projetos finalistas da 8ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), que terão a premiação no segundo dia do evento.

As atividades gratuitas serão divididas em tendas e salas, onde serão ministradas 12 palestras e 18 oficinas. O objetivo do evento é mostrar as práticas do Inova Educação, que desde 2020 trabalha os componentes curriculares de Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação nas cinco mil escolas estaduais de São Paulo. A programação completa da 4ª edição da Expo Movimento Inova está disponível no site https://inova.educacao.sp.gov.br/movimento-inova/movimento-inova-2022/

Parceiros

Faz Educação & Tecnologia, Code, Google for Education, Tríade Educacional, Instituto Catalisador, Drone Lab Brasil, Educa Digital, Instituto Ayrton Senna, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Unicef, Fundação Lemann, IFood, Microsoft, Árvore, Mastertech, Instituto Palavra Aberta e Universo da Criatividade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar