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MEC apresenta resultados das Avaliações Diagnósticas e Formativas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Social do MEC
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Divulgação ocorre durante fórum transmitido no YouTube da instituição entre os dias 19 e 20

Esperança. Essa foi a palavra utilizada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, para descrever a importância do "I Fórum de Discussão de Resultados das Avaliações Diagnósticas e Formativas" realizado nesta quinta-feira (19), no Ministério da Educação (MEC). Isso porque o evento discutirá os resultados do Primeiro Ciclo de Avaliações Diagnósticas e Formativas, que faz parte do plano de recuperação das aprendizagens perdidas em decorrência dos efeitos da pandemia da Covid-19, um dos principais projetos do MEC para os próximos anos.

“O dia de hoje é um dia muito especial, porque a semente que foi lançada ano passado germinou, se desenvolveu e, hoje, apresenta alguns frutos. E esses frutos, na minha visão, representam uma esperança de que nós possamos não só enfrentar os efeitos da pandemia na qualidade da educação brasileira, mas também enfrentar outras deficiências que nós temos na nossa educação”, destacou o ministro Victor Godoy na fala que abriu a mesa de apresentação e discussão dos resultados da educação básica.

O Primeiro Ciclo das Avaliações Diagnósticas e Formativas de 2022 foi disponibilizado em março e as redes já estão realizando os lançamentos dos resultados em relação aos componentes de língua portuguesa, incluindo fluência e matemática dos resultados mapeados em toda a etapa da educação Básica. De acordo com o ministro, a plataforma já apresenta mais de 3 milhões de lançamentos e mais de 4,4 milhões de estudantes já cadastrados. “Essa ferramenta, muito em breve, vai se tornar um dos maiores repositórios de dados de avaliação da educação básica em todo o mundo”, afirmou.

O evento, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de maio, está sendo realizado em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram apresentados e discutidos os dados agregados do ensino médio, na quinta-feira (19), e serão apresentadas e discutidas as informações referentes ao ensino fundamental – anos iniciais e finais – na sexta-feira (20).

Considerando que as avaliações educacionais são fundamentais para a tomada de decisões de gestores e professores e para que elas cumpram esse objetivo, o secretário de Educação Básica do MEC (SEB/MEC), Mauro Rabelo, explicou, durante a solenidade, que os dados obtidos com as Avaliações Diagnósticas e Formativas darão insumos para a criação de cadernos personalizados para suprir a defasagem nos temas mais carentes. “Nessa ação, que nós estamos chamando de ação de recuperação das aprendizagens, vem atrelada à construção de materiais pedagógicos, cadernos que vão ser utilizados por monitores especialmente capacitados para tentar acelerar esse processo de aprendizagem para recuperar e recompor aquilo que ficou para trás, depois de praticamente 3 anos sem aulas presenciais”, explica o secretário Rabelo.

O diretor de Políticas de Alfabetização da Secretaria de Alfabetização (Sealf), Fábio Gomes, também destacou a avaliação formativa, que vem sendo realizada com os ciclos avaliativos, e tem por objetivo acompanhar a evolução da aprendizagem de cada estudante ao longo do ano letivo, de forma a proporcionar feedbacks imediatos ao professor, ao coordenador pedagógico e ao diretor. “Temos vários ciclos de avaliação todo o ano, cada um com suas avaliações específicas e calibradas para as aprendizagens esperadas naquele momento do ano letivo”, afirmou Fábio Gomes, e detalhou: “após a aplicação de cada ciclo, o professor recebe as devolutivas que apontam quais foram as dificuldades detectadas para o aluno e para a turma, permitindo um acompanhamento individualizado para mitigar as defasagens educacionais identificadas”, finalizou.

CRIAÇÃO DAS AVALIAÇÕES

O processo de criação das Avaliações Diagnósticas e Formativas de 2022 foi realizado em parceria com diversos atores, como universidades federais e entidades representativas da educação. O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do estado de São Paulo (Undime) e secretário de Educação da cidade Sud Mennucci, Prof. Dr. Luiz Miguel Martins Garcia, que também atuou no projeto, reforçou a importância da realização periódica e constante de avaliações na educação. “Esperamos criar, cada vez mais, instrumentos que possam aproximar a avaliação do dia a dia, tirar os mitos sem tirar a profundidade do processo de avaliação conceitual”, sublinhou.

A posição foi reforçada pela vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecilia Motta. “O MEC tomou uma posição acertadíssima de fazermos o diagnóstico para mostrar como cada turma está. Então esse panorama que a avaliação vai trazer para gente, além daquelas que fizemos, vai nos dar uma clareza maior”, afirmou.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, também exaltou o Programa e clamou por mais iniciativas estratégicas em benefício da educação no país. “Essa ação é mais um exemplo de como, juntos, podemos dar mais racionalidade às avalições da educação básica do Brasil. Nesse caso, permitiu e permite aos gestores, perante essas informações, atuarem de forma assertiva em prol do aprendizado efetivo para as nossas crianças”.

Com a convicção dos importantes frutos que a semente plantada ainda gerará para a educação brasileira, o ministro Godoy finalizou sua fala parabenizando todas as equipes que participaram da elaboração das Avaliações Diagnósticas Formativas. “Estamos dando um passo enorme para a educação e para a recuperação das aprendizagens no ensino básico. Esse projeto deu certo e certamente vai ajudar milhões de crianças em todo o Brasil a se desenvolverem e alcançarem os níveis de formação que todos nós desejamos”, finalizou.


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