Brasil,

Seis em cada dez egressos de curso de qualificação profissional avançam para o ensino superior, revela estudo

Pesquisa do Formare mostra que 63,7 % de seus ex-alunos estão frequentando algum nível de graduação

Seis em cada dez egressos de curso de qualificação profissional estão avançando para o ensino superior. É o que revela pesquisa realizada pelo Plano CDE, a pedido da Fundação Iochpe. O levantamento traz que 63,7% dos ex-alunos do Formare estão frequentando algum nível de graduação.

O estudo também mostra que 23,2% frequentam curso técnico, 5,3% estão na pós-graduação; 4,2% no ensino médio; 3,5% no pré-vestibular e 0,2% no supletivo de ensino médio.

“Os jovens que passam pelo programa do Formare costumam enxergar novos olhares e possibilidades para suas carreiras. Eles entendem que há uma porta aberta em sua vida e que outras podem ser abertas caso ele continue dedicando esforços em sua jornada acadêmica. E a pesquisa mostra exatamente isto: que a maioria leva os estudos adiante e trilhar uma trajetória muito mais digna daquela que esse mesmo jovem imaginou antes de passar pelo Formare. É uma verdadeira transformação social e de um impacto altamente relevante para as famílias desses egressos”, detalha Claudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe.

O estudo indica ainda que 60% dos jovens progridem seus estudos para além do ensino médio. De acordo com o levantamento, 36% afirmaram ter concluído o ensino médio; 22,7% o superior completo; 21,3% técnico completo; 11,2% superior incompleto; 6,5% técnico incompleto; 2,2% ensino médio incompleto e outros 2,2% não quiseram responder.

Apesar dos egressos do Formare representarem 87,7% do total de empregados, os 12,3% restantes apontaram que o principal motivo para não estarem no mercado de trabalho é foco nos estudos. No levantamento de 2018 essa mesma parcela de respondentes era de 17,1%.

Ex-alunos Formare obtêm mais ganhos que jovens da PNAD com o mesmo perfil

A pesquisa do Plano CDE traz um dado extremamente interessante e revelador: mostra que ex-alunos do Formare conseguem dar mais continuidade aos estudos e ter uma maior frequência escolar.

A metodologia para calcular os efeitos do Formare requer a comparação com indicadores de um grupo controle. Nesse estudo houve a opção de usar como grupo de comparação jovens com mesmo perfil socioeconômico da PNAD de 2º tri/2021**. A comparação é necessária para separar a contribuição do Formare dos efeitos associados às características pessoais dos jovens. O grupo controle é formado por jovens da PNAD com o seguinte perfil: idade de 18 a 25 anos, renda domiciliar de até R$ 5.500 por mês, pelo menos ensino médio incompleto e tamanho do grupo controle: 20 mil jovens.

O estudo “Trajetória profissional dos ex-alunos Formare” foi realizado em outubro e novembro de 2021, por e-mail, contando com a participação de 923 respondentes. O objetivo do levantamento é entender a trajetória de empregabilidade e indicadores associados à educação e mercado de trabalho de ex-alunos do programa Formare.

Sobre a Fundação Iochpe: organização sem fins lucrativos, mantém há mais de 30 anos o Programa Formare, referência no Brasil como iniciativa social que proporciona formação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade. Mantido em parceria com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a jovens de famílias de baixa renda do ensino médio matriculados em escolas públicas. Em mais de 30 anos, por meio do trabalho de educadores voluntários, o programa já formou 24 mil jovens, dos quais mais de 80% inseridos no mercado de trabalho. Os cursos são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Números Formare:

Unidades: 65 | Empresas parceiras: 46 | Jovens impactados em 2021: 1100| Educadores voluntários atuando: 4028 | Cobertura nacional: 48 municípios em 12 Estados do Brasil | Duas unidades no México.

Sobre a Plano CDE: empresa de impacto social (certificada pelo Sistema B) dedicada a pesquisa e avaliação de impacto, com foco nas famílias CDE no Brasil. Em 10 anos, já desenvolvemos projetos para os principais institutos e fundações empresariais do país, além de grandes empresas e organizações ligadas a políticas públicas. Equipe multidisciplinar de antropólogos, economistas e sociólogos há 10 anos aplicando metodologias de etnografia, pesquisa qualitativa e quantitativa para auxiliar nossos clientes na compreensão das necessidades deste público.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo