Brasil,

Lançamento do Programa Primeira Infância na Escola

O Programa Primeira Infância na Escola abrange diversas iniciativas pautadas no Ministério da Educação para o público da faixa etária de 0 a 5 anos de idade

A educação infantil tem um papel importante no desenvolvimento humano e social. Configura-se como uma das áreas educacionais que mais retribui à sociedade os recursos nela investidos, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Também oferece argumentos fortes e contundentes sobre a importância na concretização dos direitos sociais da infância e cidadania.

Neste âmbito, o Ministério da Educação (MEC) tem cumprido seu papel de indutor da Política Nacional de Educação e diante da necessidade de investimentos na educação básica desenvolveu o Programa Primeira Infância na Escola, cujo objetivo é promover iniciativas em regime de colaboração que elevem a qualidade da educação infantil, fortalecendo o desenvolvimento integral e promovendo a aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos de idade.

“Nos últimos dois anos, passamos por momentos muito difíceis na educação. O Censo mostrou que a educação infantil foi a etapa que mais sofreu em termos de evasão escolar. Com o retorno para a presencialidade e enquanto nos aproximamos cada vez mais da normalização da situação sanitária se torna mais urgente um olhar especial e atento à primeira infância, para que as experiências desses dois anos possam ser ressignificadas por meio de oportunidades reais de aprendizado e convivência sadia”, ressalta o ministro Victor Godoy.

De forma a articular as diversas premissas que compõem a formulação de uma política pública que fomente a melhoria da qualidade do atendimento às crianças da educação infantil, o Programa foi estruturado em 3 eixos:

I - avaliação e monitoramento da implementação dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil;
II - o eixo Gestão, Liderança e Fortalecimento Institucional; e
III - currículo e práticas pedagógicas.

Desta forma, observa-se que o Programa Primeira Infância na Escola abrange diversas iniciativas pautadas no MEC para o público da faixa etária de 0 a 5 anos de idade, na expectativa de garantir a articulação entre as iniciativas e a eficiência na gestão pública.

Serviço
Data:17/05/2022
Horário: 10h
Haverá transmissão pelo canal do MEC no YouTube: https://www.youtube.com/c/ministeriodaeducacao_MEC


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo