Brasil,

Trabalho de assistentes sociais garante manutenção dos direitos da população

Trabalho de assistentes sociais garante manutenção dos direitos da população

Próximo domingo (15) é o dia da profissão; entenda importância dela

“O papel do assistente social é trabalhar como uma ponte entre a comunidade e as instituições, sejam elas públicas ou privadas, para resolver os conflitos e as diversas questões envolvendo toda a sociedade. O Brasil tem uma carência muito grande de políticas públicas. Então, ter um profissional de qualidade é essencial”. A fala é da estudante do terceiro semestre do curso de Serviço Social Lucy Alves, 68, que desde muito nova já sabia que essa era a sua vocação e agora se sente realizada em poder concretizar o sonho de ser uma assistente social formada.

“O serviço social está presente na minha vida desde os quinze anos quando eu pegava as amostras de remédio do meu pai, que era farmacêutico, para fazer ações comunitárias na igreja. Hoje, eu trabalho no CAPS infantil, que tem um programa de assistência às mulheres que têm filhos com transtornos mentais e estou bem trabalhando com isso. É um suporte importante para as famílias”, pontua Lucy.

O trabalho do assistente social pode ser definido por inúmeras palavras como, por exemplo, representação, cuidado e empatia. Esses profissionais buscam entender a realidade da sociedade para, assim, junto aos órgãos responsáveis, orientar e garantir o acesso a serviços que todas as pessoas têm direito, como a saúde e educação. Por ser tratar de uma atividade que convive diariamente com o cenário social do país, os assistentes sociais são importantes fontes de informação e conhecimento nos ambientes onde são inseridos.

É através dessa atuação desses profissionais que as situações de negligências são expostas e tratadas de forma técnica, porém, sem esquecer do lado humano. Seja nos hospitais, nos órgãos governamentais e não governamentais, no terceiro setor ou na esfera privada, o objetivo sempre será o mesmo: ajudar e apoiar os menos favorecidos. Além disso, são eles que trabalham na análise, elaboração, coordenação e execução de planos, programas e projetos de políticas públicas, para auxiliar a população carente e tentar garantir que todos tenham acesso a condições mínimas de uma vida digna.

Para a Coordenadora do Curso de Serviço Social da UniAteneu Aline Braúna, esses profissionais têm um papelextremamente importante na sociedade. São eles que buscam assegurar que todos tenham conhecimento sobre os serviços e benefícios que são um direito social e não favor. “Nós trabalhamos diretamente com as questões, dúvidas e indagações sociais, temos a reflexão crítica pautada no projeto Ético Político. Por isso, o papel do assistente social é fundamental na busca de efetivação desses direitos”, pontua a profissional.

Dia do Assistente Social

No dia 15 de maio é celebrado o dia do Assistente Social graças ao do Decreto 994/62 editado em 15 de maio de 1962, que regulamenta a profissão, criando assim os Conselhos Federal e Regionais, que regimentam as atividades da classe.

A prática profissional também é orientada pelos princípios e direitos firmados na Constituição de 1988 e na legislação complementar referente às políticas sociais e aos direitos da população. Atualmente, existem aproximadamente 200 mil profissionais com registro nos 27 Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS)no Brasil. Desses, pouco mais de 90% do contingente trabalhador é composto por mulheres, como aponta a pesquisa “Assistentes Sociais no Brasil”, realizada em 2005 peloConselho Federal de Serviço Social(CFESS).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo