Brasil,

5 perfis educacionais nas redes sociais que podem enriquecer as aulas online

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joyce Camargo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Segundo dados da Comscore, cerca de 82% dos latinos acessaram redes sociais durante 2020, o que representou um aumento de 1,6% em comparação a 2019, com 80,9%.

O tempo médio dos usuários nas redes sociais é de 2 horas e 25 minutos. Os países latino-americanos que se destacam globalmente são Colômbia, Brasil e México, de acordo com o Statista.

Segundo o HubSpot, mais de 70% das pessoas na região usam o Facebook diariamente.

A integração da tecnologia nos processos educacionais nos dá a oportunidade de enriquecer nosso ensino por meio de ferramentas sociais úteis, interativas e divertidas, qualidades que podem ser usadas em estratégias de aprendizagem para abordar as novas gerações de forma mais orgânica.

Hoje em dia, os métodos de ensino passaram por grandes transformações, focando, principalmente, na forma como as pessoas interagem em um ambiente digital e em seu comportamento na aplicação de atividades pedagógicas virtuais.

Facebook, YouTube, Twitter, Instagram ou TikTok são algumas das plataformas que permitem compartilhar conteúdos multimídia, tornando-se as novas fontes de consumo de informação para nativos digitais e criadores de conteúdo.

"Usar as redes sociais para reforçar ou ensinar novos conhecimentos é uma mudança de método. Os professores devem se adaptar ao aluno e ao seu ambiente, e não o contrário. Com a evolução da tecnologia, a educação deve ser inclusiva, pois não temos hoje os mesmos alunos de 20 anos atrás. A prática educacional deve mudar com base nos interesses específicos de nossos usuários", explica Patricia Herrera, diretora de EdTech para a LATAM na CYPHER LEARNING.

Patricia Herrera, pedagoga, criadora de programas de treinamento, especialista em educação à distância e consultora em digitalização na educação na América Latina, compartilha alguns perfis de redes sociais para se levar em consideração para a aprendizagem de uma forma divertida e interativa:

1. Facebook - Toda a Matemática. O Facebook é, sem dúvida, uma das redes sociais mais utilizadas pelos latino-americanos. Segundo o HubSpot, mais de 70% das pessoas na região usam a plataforma diariamente. Uma das páginas do Facebook mais interessantes para se aprender matemática é a Toda a Matemática, que se destaca por seu conteúdo altamente didático, pois se concentra na história, fatos curiosos, fórmulas matemáticas e dicas. As aulas e os conselhos são dados por Gustavo Viegas, que explica o universo matemático com grande dinamismo e diferentes estratégias de ensino.

2. YouTube - NEO LMS. O YouTube é a segunda rede social mais usada no mundo, com uma comunidade ativa de 2,2 bilhões de usuários em todo o mundo. Entre o universo dos canais do YouTube, destaca-se o conteúdo pedagógico da plataforma inteligente CYPHER LEARNING, que através de webinars, entrevistas e vídeos interativos ajuda os professores a se manterem na vanguarda da educação.

3. Twitter - Português com Letícia. Segundo dados do Statista, em janeiro de 2022, o Brasil era o país latino-americano com mais usuários do Twitter: aproximadamente 19 milhões. Vem seguido pelo México, com quase 14 milhões, e pela Argentina, com seis milhões de usuários. Uma das contas mais interessantes é a "Português com Letícia", que usa conteúdo multimídia para resolver dúvidas gramaticais por meio do conhecimento da professora de língua portuguesa Letícia Góes. Atualmente, ela leciona na rede municipal de São Paulo, além de oferecer aulas gratuitas em seu canal no YouTube.

4. Instagram - Olá Ciência. Em 2021, o Instagram ultrapassou os 200 milhões de usuários na América Latina e atingiu este marco três anos antes das previsões do eMarketer. Um dos perfis mais interessantes e divertidos nesta rede social é, sem dúvida, o Olá Ciência, do cientista biomédico Lucas Zanandrez, que desperta o conhecimento no usuário de uma forma mais simples. O perfil acrescenta um toque de humor em suas publicações com o objetivo de que as informações científicas sejam curiosas e interessantes para se tornarem muito mais digeríveis e divertidas.

5. TikTok - Historias de la historia. Na América Latina, o TikTok tem mais de 64 milhões de usuários ativos entre 16 e 25 anos, dos quais 19,7 milhões estão no México, 18,4 milhões no Brasil e 1,5 milhão na Argentina. Eles passam nele em média de 38 a 41 minutos por dia e se logam cerca de seis vezes por dia. J.J. Pliego é um dos "Tiktokers" mais interessantes desta plataforma, pois sua forma de ensinar história é muito fácil de entender. Em cada conteúdo que cria, ele conta fatos curiosos sobre a história universal e anedotas engraçadas que, sem dúvida, despertam nosso interesse sobre a Mesopotâmia, a Grécia Antiga, a Roma Antiga ou os astecas.

Com a nova maneira de consumir informações das gerações mais jovens, os professores têm a missão de envolver seus alunos com conteúdos interativos que incentivem uma participação mais orgânica. A plataforma de aprendizagem inteligente (ILP) da CYPHER LEARNING é uma solução que oferece uma combinação de funcionalidades de um sistema de gestão da aprendizagem (LMS) e uma plataforma de experiência de aprendizagem (LXP), tudo integrado em uma única plataforma que permite incorporar vídeos e adicionar links de conteúdo a aulas online reais. NEO, que vai além das características estáticas de um LMS tradicional, é uma plataforma de aprendizagem inteligente mais dinâmica e proativa: combina automação, objetivos e recomendações e permite que professores e instrutores reinventem a educação online e ofereçam as melhores experiências de aprendizagem personalizadas.

"Se eu te ensinar através da tecnologia, isso muda a maneira como você aprende, pois você desenvolverá habilidades e competências específicas para o uso eficiente dessas ferramentas, que não são apenas para socialização. Que tal ensinar com gamificação ou ter os alunos criando um TikTok para explicar um tópico importante de história, geografia ou matemática? Os professores devem aprender e reaprender constantemente, porque estão ensinando os nativos digitais", acrescenta Patricia Herrera.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar