Brasil,

Estudantes da rede estadual têm até dia 13 para enviar trabalhos do Concurso de Desenho de Toyama

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Artes devem ser desenvolvidos em sala de aula com pesquisas sobre o tema Okiagari Koboshi

A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP), por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED), em parceria com a Província de Toyama – Japão, realiza o Concurso de Desenho de Toyama para todos os estudantes da rede estadual de ensino, com até 15 anos, regularmente matriculados no ensino fundamental – anos iniciais, finais e Centros de Estudo de Línguas (CELs) – japonês.

Para este ano o tema escolhido foi Okiagari Koboshi: o boneco que sempre fica em pé. Geralmente feito de papel machê, com base arredondada, sempre que derrubado o boneco retorna à posição vertical. Por esse motivo, simbolicamente, representa perseverança, resiliência, esforço e resistência.

A proposta temática para o Concurso de Desenho Toyama, está relacionada à cultura japonesa, que dialoga com os princípios do Currículo Paulista para do ensino fundamental, estruturado por competências e habilidades.

O Concurso tem como principais objetivos ampliar o repertório cultural dos alunos e valorizar a produção artística. Os trabalhos precisam ser desenvolvidos em sala de aula, com o auxílio do professor, que deverá propor pesquisas, além de discussões interdisciplinares sobre o tema. Para participar, é preciso enviar os desenhos para as respectivas diretorias de ensino, até o dia 13 de maio de 2022.

Além de receber certificação, os melhores trabalhos serão expostos no Festival de Artes Cênicas Infantil de Toyama, previsto para acontecer em setembro de 2022. Os estudantes e professores orientadores receberão o certificado digital de participação, emitido pela Seduc-SP.

Sobre o Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama

O Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama – Japão, realizado desde 1997, é um evento que inclui exposição de obras infantojuvenis, produzidas por autores de até 15 anos de idade, vindas de localidades com as quais Toyama mantém intercâmbio.

O programa do Festival busca divulgar, valorizar e preservar a cultura japonesa, incentivando sua pesquisa e difusão sobre a produção artística de alunos de escolas públicas de diferentes países, reunindo em um mesmo espaço, alguns dos diversos campos da Cultura de Toyama como literatura, artes visuais, dança, música, teatro, ikebana, cerimônia do chá, locais e trajes típicos regionais.

Em 2022, além do estado de São Paulo, também serão expostas obras de arte de estudantes da Província de Liaoning e cidade de Shangai, da China; Província de Gangwon, da Coréia do Sul; Estado de Oregon, dos EUA, e o Condado de Hajdú-Bihar, da Hungria.

Cronograma do Concurso

8 de abril a 13 de maio - Fase Escola
13 a 23 de maio - Fase Diretoria de Ensino
23 de maio a 27 de junho - Fase Seduc-SP
1 de julho - Divulgação dos resultados
17 a 19 de setembro - Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama

Serviço
Concurso de Desenho Toyama 2022
Inscrições: até o dia 13 de maio de 2022
Acesse aqui o Regulamento
Dúvidas:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar