Brasil,

Qual a importância da musicalização na vida da criança?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael de Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Qual a importância da musicalização na vida da criança?

Todos podem ganhar com aquele toque musical no dia a dia

Desde pequenos somos estimulados com sons, seja na barriga da mãe com músicas de amor, seja fora dela com canções de ninar. Crescemos ouvindo as mais diversas melodias e aprendemos que a música é um forte indicio cultural da região e país em que vivemos. Em suma: não há dúvidas de que a musicalização é um dos instrumentos mais importantes para crianças e adultos.

E mesmo que você não tenha aptidões ou aquele amor pela música para se tornar um músico, as melodias nos seguem por toda a vida. Chega o dia em que fica ainda mais claro todas as vantagens que a vivência entre instrumentos musicais pode nos trazer. Que tal?

Para os pequenos, um empurrãozinho no desenvolvimento

As crianças são um dos grupos com mais vantagens no contato com a música. A presença da melodia na vida dos pequenos traz vantagens como maior sensibilidade, capacidade de concentração, memória, ótimo apoio no processo de alfabetização, raciocínio matemático, estímulo a linguagem e aprendizado de outros idiomas.

Se não bastassem todos esses benefícios, uma criança que passa a ter contato direto com instrumentos musicais, tocando qualquer tipo, terá uma facilidade muito maior de se expressar, melhorar sua criatividade, trabalhar em conjunto com outras crianças, e a ter ideias pulsantes e cheias de energia.

São tantos os objetivos que algumas empresas buscam criar iniciativas nessa linha como a Torky, microfranquia especializada em serviços de reparo de instrumentos musicais. A empresa conta com o projeto musical Turma do Torkynho que tem como objetivo incluir a música de forma mais efetiva nas atividades diárias das crianças, estimulando o desenvolvimento cognitivo e trazendo de volta o aprendizado musical. A ação consiste em visitas em instituições públicas e privadas do mascote Torkynho realizando brincadeiras direcionadas conforme à faixa etária das crianças participantes. Através de um Kit Musical do Torkynho as famílias contam com uma caixa temática, enviada mensalmente aos assinantes com jogos, pequenos instrumentos, histórias e curiosidades sobre a música. Vale destacar que cada kit comercializado, uma parte do valor, será revertido para uma instituição de caridade local que trabalhe com algum projeto musical.

“Quando alguém deixa a música fazer parte da vida, esse mesmo alguém começa a sentir uma transformação e enxurrada de estímulos para tudo o que deseja fazer. Na fase da infância, as crianças tem grande potencial de desenvolvimento cognitivo por conta do aprendizado da música, e já na fase adulta podemos experimentar aquela dose de novas habilidades que ficou para trás”, afirma Márcia Gregini, criadora do projeto.

Para os maiores, aprendizado e novas habilidades

E para os adultos? O contato com instrumentos musicais não tem hora e nem idade para começar. Um adulto que inicia o aprendizado com a música é uma pessoa que poderá exercer habilidades como a paciência, a vontade de conhecer coisas novas, maior capacidade de entender seus gostos e potenciais, entre outros.

Um adulto que vive no mundo musical ainda pode melhorar a fala, exercitar a memória e a sua coordenação motora. Além disso, a medida em que o adulto se integra a aulas de música, de instrumentos etc., ele também consegue abrir novas possibilidades de prazer, lazer e inspiração para a vida tão corrida dos dias atuais.

O empreendedor ainda compartilha que “aprender a tocar um instrumento musical deveria fazer parte da vida de todos nós, assim como nos esforçamos para aprender novos idiomas. A música tem uma capacidade enorme de abrir nossa mente, nos dar mais vontade de realizar desejos e ainda estimular nossa criatividade”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar