Brasil,

Tem filhos com dúvidas na escolha profissão? Especialista dá dicas de como orientar na escolha da carreira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Candido
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Pais têm papel importante e especialista orienta como podem participar da decisão de maneira saudável e construtiva

A escolha da profissão é uma das decisões mais importantes que um estudante precisa tomar. Alguns têm em mente qual caminho desejam seguir desde muito novos, mas outros convivem com a indecisão e ponderam várias questões, como retorno financeiro, sonhos e até mesmo seguir a carreira dos pais.

O papel da família é de grande importância nesse momento, porém a decisão final precisa ser do estudante. “As preferências dos filhos podem desagradar e até irritar em alguns casos, mas elas fazem parte do crescimento deles e da construção de suas personalidades “, afirma Bruno Piva, fundador e CEO da Piva Educacional, startup que ajuda crianças e adolescentes a criarem autonomia para estudar.

Para que a participação dos pais nesse momento seja saudável e construtiva, Bruno traz quatro dicas de como ajudar os filhos na escolha da carreira.

1- Encoraje-o a fazer o que gosta

Converse com seu filho, pergunte o que ele gosta de fazer, quais são suas ambições. Deixe e incentive-o a fazer o que sempre sonhou. Assim é mais fácil ele alcançar o sucesso profissional e pessoal.

“Quando um pai ou mãe deposita suas expectativas sobre o filho, ele começa a duvidar de si mesmo. Acredite de verdade no seu filho e ele será capaz de feitos maravilhosos”, reforça o especialista.

2- Seja paciente

Para algumas pessoas, sair do ensino médio e escolher uma carreira é mais complicado. Esse momento irá determinar o futuro. Indecisões fazem parte do processo, mas encoraje seu filho a não desistir. Durante esse período, estimule-o a pesquisar sobre diversos cursos. Evite pressioná-lo a escolher o que não quer e nem a decidir imediatamente.

3- Evite comparações

A decisão de escolher uma carreira já é difícil. Portanto, não compare seu filho com irmãos, primos ou amigos que já escolheram a profissão, pois isso deixará a dúvida ainda mais pesada.

“Comparações são prejudiciais à autoestima. Mostre para seu filho que as pessoas são diferentes e cada um tem limitações e potencialidades. Não existe pessoa melhor ou pior que ninguém”, orienta Piva.

4- Seja flexível com as desistências

Mudar de opinião durante o caminho é mais comum do que se imagina. Às vezes, o curso escolhido não era aquilo que seu filho esperava. Então, caso ele queira mudar sua escolha, não critique. Incentive-o a procurar novos caminhos e tranquilize-o durante esse processo de mudança.

Sobre a Piva Educacional:

A Piva Educacional, fundada em 2011 por Bruno Piva, é uma consultoria educacional que ajuda crianças e adolescentes a criarem autonomia para estudar. A startup possui um método próprio de ensino que garante que em seis semanas os alunos aprendam e gostem de estudar sozinhos. Destinado não só para estudantes, mas também para pais e responsáveis, a Piva já atendeu mais de 50 mil famílias que vivem dentro e fora do Brasil com seus cursos, vídeos no YouTube e com a Semana do Filho Estudioso, um evento de conteúdo educacional gratuito que ocorre algumas vezes ao ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar