Brasil,

Grupo Tour House discute preconceito via linguagem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marily Miranda
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Grupo Tour House engajado no Programa ESG comemora o retorno do Grupo Roche à carteira de clientes. Hoje o Grupo Roche está presente em mais de 100 países, operando mundialmente em duas divisões: a Farmacêutica e a Diagnóstica.

Workshop destinado aos colaboradores do Grupo Tour House focalizou, na manhã do dia 29/04/2022, cuidados recomendados no uso da linguagem verbal nas relações interpessoais. Além de aspectos semânticos (relacionados ao sentido das palavras), foi dado destaque à associação de certos termos às atitudes de viés pejorativo.

O tom de voz e o modo de olhar, em determinados contextos, podem conotar racismo velado, discriminação religiosa, rejeição a diferenças físicas e demais manifestações pejorativas.

O tema do workshop – ‘Terminologias e expressões utilizadas no cotidiano’ foi conduzido por Larissa Roschini e Viviane Marques, profissionais experientes e estudiosas do tema, que fazem parte do Comitê ESG do Grupo Tour House. Mediação coube ao CEO Tour House Eventos e Coordenador do Comitê ESG, Mateus Passos.

“O encontro de hoje compõe uma jornada ambiciosa e necessária em direção às metas de sustentabilidade e diversidade. Raça, orientação sexual e gênero são questões fundamentais na fundamentação do conceito ESG”, salienta Mateus Passos.

Larissa Roschini mostrou exemplos cotidianos de expressões que, na sua raiz etimológica, contém elementos preconceituosos ou discriminatórios. Entre elas citou ‘denigrir’, ‘lista negra’ e ‘a coisa tá preta’.

“O que recomendamos é uma atenção especial sobre o uso de palavras e expressões que estão culturalmente arraigadas e que, em muitos casos, podem ser substituídas por outras. São termos dicionarizados, muitos deles expressões idiomáticas da língua, mas que não contribuem para reduzir a taxa de preconceito”, ressalta.

O inventário das expressões mais ou menos inconvenientes é grande. No entanto, o Comitê ESG do Grupo Tour House, pouco a pouco, pretende editar um glossário básico, a ser disponibilizado em forma de cartilha, para orientar, inspirar e fortalecer a reflexão dos colaboradores sobre a linguagem mais apropriada no inter-relacionamento do dia a dia.

“Trata-se de uma tarefa difícil, porque envolve herança linguística que vem desde a infância. Mas nós encaramos o desafio de imprimir mais propriedade e qualidade na comunicação interpessoal e com a sociedade, como um todo”, explica Larissa Roschini.

Segundo o CEO do Tour House Eventos e Coordenador do Comitê ESG, Mateus Passos, na segunda quinzena de maio será abordado outro tema relevante, com acesso à participação da audiência externa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar