Brasil,

Multinacional brasileira investe na aproximação entre universidades e mercado de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sandro Paim
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Nascida no ambiente acadêmico, ESSS é um exemplo de como essa conexão é valiosa para o ecossistema de inovação

Difundir o uso de softwares de simulação computacional desde cedo na vida dos futuros profissionais de tecnologia é um movimento que beneficia não só as universidades, mas também o mercado. Para fortalecer esse tipo de parceria, que estimula o intercâmbio de informações e conhecimento técnico, prático e teórico, a multinacional brasileira Engineering Simulation And Scientific Software - ESSS, adota uma série de iniciativas. Além de oferecer licenças gratuitas a estudantes, a empresa patrocina equipes estudantis e realiza cursos e webinars.

A ESSS é um exemplo de como o ambiente acadêmico tem potencial para criação de projetos inovadores. Criada no laboratório de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a companhia contribui com o setor de tecnologia mundial, conta com mais de 500 clientes e parceiros em 42 países. O reflexo vai além, impactando também a economia e fortalecendo o ecossistema de forma sustentável.

Essa conexão é feita com base no diálogo, especialmente porque ambos os setores têm objetivos em comum. Dentro desse cenário, nos dias 17 e 19 de maio, das 19h às 21h, a ESSS realiza webinars voltados para análises estruturais e fluidodinâmicas, respectivamente. Ambos terão como base de estudo protótipos das competições estudantis da Sociedade Engenheiros Automotivos (SAE Brasil). O primeiro, realizado dia 17, será dedicado às análises estruturais de um modelo de BAJA SAE, em que equipes de estudantes projetam e constroem pequenos carros off-road, todos com motores que possuem as mesmas especificações. Já no segundo webinar, dia 19, as análises fluidodinâmicas serão feitas a partir de um protótipo do tipo Fórmula SAE.

Durante os eventos, haverá demonstrações práticas e detalhadas sobre o passo a passo para realizar o desenvolvimento adequado de cada uma das simulações abordadas. "Essas competições estudantis ocorrem anualmente em níveis nacionais e internacionais. Os webinars da ESSS ajudam na preparação para as provas do próximo ano. É importante ressaltar que, além de estarem presentes nessas disputas, as ferramentas de simulação também estão no cotidiano da indústria. Elas são utilizadas no desenvolvimento de produtos, com forte impacto na redução de custos", contextualiza José Carlos Zart, Analista de Negócios na ESSS e um dos mediadores dos Webinars.

Graduando de engenharia da UFSC, Christian Baggio já participou de desafios entre equipes estudantis e hoje é Estagiário de Aplicações CAE na ESSS. "Ter contato com a simulação computacional e, especialmente, desenvolver capacidades práticas com os softwares Ansys, abre portas para a iniciação profissional e serve como um diferencial para despontar na área da engenharia. Durante esses desafios, aprendemos não somente sobre o desenvolvimento de projetos da indústria automotiva, mas também há a oportunidade de obter experiência em equipes de foguetemodelismo, aeromodelismo e outros segmentos afins", afirma Baggio, que também apresentará os webinars.

A Ansys é uma das maiores desenvolvedoras do mundo e é parceira da ESSS. Só na América Latina, mais de 500 escolas de engenharia utilizam os softwares Ansys para o ensino e pesquisa. Isso corresponde a mais de 200 instituições de ensino, incluindo universidades e academias militares. A ESSS já patrocinou mais de 100 equipes estudantis. Entre as áreas de estudo da simulação estão a engenharia mecânica, civil, mineral, química, elétrica, eletrônica e aeroespacial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar