Brasil,

Prof. Luiz Carlos Wrobel, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do CTC/PUC-Rio, é premiado com a Medalha George Green

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Estrella
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Prêmio anual é concedido pela Universidade do Mississippi (EUA) a engenheiros civis de destaque no mundo

O Prof. Luiz Carlos Wrobel, Professor Titular do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do CTC/PUC-Rio, foi o cientista escolhido este ano de 2022 para receber a Medalha George Green. Desde 2014, o Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Mississippi, nos EUA, premia anualmente um cientista que tenha realizado trabalhos originais com aplicações práticas no campo de Elementos de Contorno e outros Métodos de Redução de Malha, permitindo o desenvolvimento das ideias pioneiras de George Green. Wrobel é autor ou coautor de quatro livros sobre o Método dos Elementos de Contorno, um dos quais foi traduzido para Japonês, Chinês e Russo.

A medalha George Green e o prêmio de € 2.500 serão entregues ao professor durante a 45th International Conference on Boundary Elements and other Mesh Reduction Methods (BEM/MRM 45), que vai acontecer de 24 a 26 de maio e para a qual Wrobel foi convidado para ser um dos palestrantes. O evento será virtual e transmitido online aos participantes. Vale ressaltar ainda que, entre os integrantes do Comitê Consultivo Científico Internacional do BEM/MRM está o Prof. Ney Dumont, também do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do CTC/PUC-Rio.

George Green (1793-1841) foi um gênio autodidata que misteriosamente entregou uma das mais influentes obras de matemática e física de todos os tempos. Em sua obra auto publicada “Um Ensaio sobre a Aplicação da Análise Matemática às Teorias da Eletricidade e do Magnetismo”, ele forjou o conceito da função de Green, resolvendo muitos problemas de física e matemática usando esta técnica.

Wrobel: uma trajetória importante na Engenharia Civil

Em sua carreira acadêmica, o Prof. Luiz Carlos Wrobel foi por 23 anos (1996-2018) Professor Titular da Brunel University London. Quando voltou ao Brasil, entrou para a PUC-Rio, em abril de 2019. O professor já orientou 44 teses de doutorado, cinco teses de MPhil e 40 teses de mestrado, no Brasil, UK e outros países, todas defendidas com sucesso, e também orientou 18 pesquisadores em pós-doutorado. Na graduação, já orientou 67 projetos finais de curso de MEng and BEng na Inglaterra. Seu currículo inclui ainda a contribuição com 27 capítulos de livros editados e 198 artigos publicados em revistas internacionais e 283 artigos apresentados em conferências internacionais. Atualmente, acumula suas funções como membro do Conselho Editorial de oito revistas internacionais.

Entre as associações profissionais, foi membro do Conselho do National Structural Integrity Research Centre, Cambridge, UK; do Conselho do Brunel Innovation Centre no TWI, Cambridge, e do Oil & Gas Board of the UK Institute of Materials, Minerals and Mining. Wrobel foi ainda assessor externo de nove universidades: University of Leeds (UK), University of Manchester (UK), University of Bradford (UK), University of Central Florida (USA), Nanyang Technological University (Singapore), University Sains Malaysia (Malaysia), University of the Witwatersrand (South Africa), Unicamp (Brasil) e Graz University of Technology (Austria).

Wrobel já recebeu vários prêmios internacionais: o Vehicle Technology Prize do Institute of Vehicle Engineers, UK, pela orientação do melhor projeto final de curso de 2002; o Best Student Paper Award do World Congress on Engineering 2017, London, UK, pelo artigo ‘’Kogo, B.E., Wang, B., Wrobel, L.C. and Chizari, M., Residual Stress Simulations of Girth Welding in Subsea Pipelines’’; e o IX Prêmio CREA-RJ de projetos científicos e tecnológicos em 2020/2021.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar