Faculdade Engenheiro Salvador Arena abre inscrições para vestibular do meio do ano com 160 vagas totalmente gratuitas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Pomarino
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Com quatro cursos presenciais, as aulas começam em agosto de 2022

A Faculdade Engenheiro Salvador Arena (antiga Faculdade de Tecnologia Termomecanica - FTT), que integra o grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC), abre 160 novas vagas gratuitas distribuídas entre os cursos de graduação presenciais em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. O ingresso será por meio de vestibular presencial e as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de maio de 2022, diretamente no site da Vunesp.

A Faculdade, que tem como proposta a transformação social por meio da educação de excelência, atualizou recentemente as matrizes curriculares dos quatro cursos de graduação, tornando-os ainda mais alinhados às exigências do mercado atual e futuro, com o foco em inovação, tecnologias inovadoras, e nas principais tendências mundiais.

O curso de Administração forma gestores (gerentes, diretores, supervisores, COs) em empresas nacionais e multinacionais, big techs, bolsa de valores, startups, indústria, comércio, mercado aberto de ações, empresas do terceiro setor, empresas públicas e privadas, e até mesmo donos do próprio negócio, recebeu disciplinas como comércio exterior, relações internacionais, inovação, inteligência de mercado e ciências de dados.

A graduação em Engenharia de Alimentos, por sua vez, incorporou disciplinas que envolvem gestão e ciência de dados na formação específica do profissional, tendo como base o desenvolvimento de produtos e processos no setor alimentício. Assim, capacitará ainda mais os profissionais para atuarem nas áreas de desenvolvimento de equipamentos para a indústria, processo de industrialização de matérias-primas, consultoria técnica em órgãos de fiscalização, pesquisa e desenvolvimento (P&D), tratamento de efluentes, áreas correlatas à industrialização de alimentos, embalagens e até mesmo na docência.

Já o curso de Engenharia da Computação passou a direcionar a formação profissional para além da programação, promovendo o conhecimento profundo e amplo das novas tecnologias e sua responsabilidade na transformação de setores, para preparar o aluno para atuar como Team ou Tech Lead, consultores, trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, desenvolver o próximo aplicativo “unicórnio”, desenvolver produtos e serviços para a indústria 4.0, desenvolver produtos e serviços para a Internet das Coisas (IoT, em inglês), desenvolver produtos e serviços para o 5G e atuar em áreas promissoras como a cloud computing e a inteligência artificial.

O curso de Engenharia de Controle e Automação conta agora com temáticas ligadas à digitalização e novas tecnologias aplicadas aos processos, além de conteúdos voltados para gestão. Tudo isso para tornar o aluno ainda mais apto a atuar na área de automação industrial, em Pesquisa e Desenvolvimento de Processos e Produtos, em Automação Predial e Residencial com tecnologia HVAC Prédios Inteligentes, Automação de Sistemas Viários, Sistemas Bancários com uso da Inteligência Artificial, Automação de Máquinas e Equipamentos Agrícolas Modernos, Automação e Controle de Processos Contínuos e Discretos, além de trabalhar com o uso racional de energia. Deste modo, os graduados do curso poderão ser facilitadores do trabalho do ser humano em operações de repetição e carga com a aplicação e uso de robôs industriais.

Em todos os cursos foram incluídas também algumas disciplinas eletivas, estas especificamente, no formato híbrido, que o aluno poderá escolher dentre as trilhas de formação complementar.

“A partir das questões técnicas atualizadas e alinhadas às necessidades atuais e futuras do mercado, os alunos da Faculdade Engenheiro Salvador Arena têm em sua formação o olhar voltado para o empreendedorismo, com visão sistêmica, moderna, arrojada e um olhar para o futuro, além da construção de valores como a cidadania, sustentabilidade e desenvolvimento da sociedade”, afirma Luciana Guimarães Borges, diretora acadêmica da Faculdade.

Ainda segundo a diretora, por meio de um acompanhamento constante, baseado em metodologia testada, a Faculdade detecta o perfil do profissional e conhecimentos que os setores demandam e, assim, inclui no cotidiano dos alunos a discussão de temas que alinham as competências profissionais e sociais às expectativas do mercado. Isso se dá nas aulas, simpósios, atividades como empresa júnior, desafios, entre outros.

Sobre o vestibular

No processo seletivo para a Faculdade, que ocorre duas vezes por ano, metade das vagas oferecidas é destinada a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. O candidato interessado nessa modalidade deve se inscrever para as vagas sociais e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula. Também é possível solicitar a isenção da taxa. Os critérios estão especificados no edital.

SERVIÇO:
Vestibular da Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Cursos de Graduação – Bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação e Engenharia de Controle e Automação
Inscrições: até 19 de maio de 2022, diretamente no site da Vunesp.
Taxa de inscrição Vunesp: R$ 40,00
Pedido de Isenção de taxa Vunesp: até o dia 18 de abril de 2022
Prova: 19 de junho de 2022
Modalidade dos cursos: presencial
Edital e mais informações: http://faculdadesalvadorarena.org.br/

Grátis: sem taxas de matrículas, mensalidades ou anuidades.

Sobre a Faculdade Engenheiro Salvador Arena

A Faculdade Engenheiro Salvador Arena pertence ao grupo de excelência do Ministério da Educação, onde se mantém com nota 4 pelo oitavo ano consecutivo no Índice Geral de Cursos (IGC). Iniciou suas atividades em 2003 e oferece cursos de bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação; e pós-graduação lato sensu em Gestão Educacional e Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade, todos presenciais. A Faculdade promove e incentiva projetos de iniciação científica, cursos de extensão, eventos tecnológicos, empresa júnior, cursos de férias, projetos de extensão universitária, atividades culturais, e outras ações aumentam as oportunidades. Comprometida com a transformação social por meio da educação, atua de forma sistemática para a inserção e recolocação dos alunos no mercado de trabalho. O Núcleo de Apoio à Carreiras da Faculdade promove oficinas, atualização de currículo, pesquisa de vagas disponíveis, trilha de carreiras, acompanhamento efetivo de estágios, ações de incentivo ao empreendedorismo etc. A instituição integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), complexo educacional instalado em quase 140 mil metros quadrados, localizado na cidade de São Bernardo do Campo, região da Grande São Paulo. Conta com laboratórios, salas temáticas, rede de bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista de atletismo, estação agroambiental e um teatro com capacidade para 600 pessoas. Com metade das vagas destinadas a estudantes cujas famílias possuem renda per capita mensal até 1,5 salário mínimo, atende atualmente 3.241 alunos, sendo 1.477 na Faculdade. As inscrições para o vestibular do meio do ano (com início no segundo semestre de 2022) começam em abril. Mais informações acesse o site www.faculdadesalvadorarena.org.br.

Sobre a Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. De 1998 a 2020, destinou mais de R$ 1,3 bilhões para ações que visam o fortalecimento do terceiro setor brasileiro e em projetos sociais ligados à educação, saúde e habitação. Em 2020 foram aplicados R$ 8,3 milhões para projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando diretamente 88.327 pessoas e indiretamente, 286.377 pessoas. Além disso, mais R$ 2,6 milhões foram direcionados para ações de redução de danos causados pela pandemia, em várias frentes sociais, como o amparo a famílias, cidadãos em situação de rua e hospitais da Grande São Paulo, Baixada Santista e outros municípios do país. No mesmo ano, a FSA destinou R$ 48,1 milhões para seus programas educacionais próprios realizados no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, tema prioritário na área de educação, custeando todas as atividades e os serviços oferecidos gratuitamente, com 100% de recursos próprios.