Brasil,

Cinco formas de introduzir o tema reciclagem nas escolas

Hoje, mais do que nunca, é fundamental entender a importância da reciclagem e das atitudes sustentáveis no nosso dia a dia. Já existe um impulso por parte de várias empresas e governos, mas com a ajuda do setor de educação certamente hábitos como o de separar os resíduos corretamente seriam exercidos de forma mais constante pela sociedade.

Falar sobre reciclagem nas escolas ajuda as crianças a estarem mais propensas a incluírem no cotidiano algumas atitudes sustentáveis, o que irá torná-los adultos conscientes. Segundo o Movimento Plástico Transforma, o plástico é um dos melhores materiais para trabalhar o tema de forma lúdica, sendo fácil de limpar e muito versátil, além de possibilitar várias cores e formatos contribuindo para o desenvolvimento de habilidades em todas as idades.

Desde gincanas para encontrar materiais recicláveis até aulas para entender os tipos de plásticos, há infinitas oportunidades para implementar ideias divertidas sobre conscientização ambiental. Veja abaixo algumas delas:

1 - Caça ao tesouro ao ar livre

Leve os alunos para o pátio da escola, playground ou mesmo uma praça e convide-os a localizar materiais que podem ser reciclados como garrafas plásticas, sacolas e talheres. Veja quem consegue reunir mais itens e depois fale sobre a importância de limpá-los, minimamente, e descartá-los na lixeira para recicláveis. Essa atividade fará com que as crianças prestem mais atenção nos materiais que fazem parte do seu dia a dia.

2 – Criatividade em sala de aula

Peça aos alunos que tragam algumas embalagens plásticas de casa, que seriam jogadas fora. Reúna todos os itens em uma mesa e depois estimule-os a usar a criatividade para construir objetos como vasos para plantas ou robôs.

3 – Mostre a transformação do material

Procure vídeos que mostrem o antes e depois dos resíduos plásticos. Mostre para as crianças exemplos de produtos fabricados com materiais reciclados. Por exemplo, o Movimento Plástico Transforma realizou em 2019 a coleta de copos plásticos descartados pelos participantes da corrida de São Silvestre e posteriormente eles foram transformados em lixeiras que foram distribuídas gratuitamente para diversas escolas de São Paulo. No segundo ano da ação, realizada no fim de 2021, os copos também foram recolhidos e já estão sendo transformados em caixas organizadoras.

4 – Lanche consciente

Antes da hora do lanche, pergunte para as crianças quem reconhece o plástico nos itens como lancheira, garrafas e embalagem do salgadinho. Depois disso, explique que o material é usado para garantir mais higiene e conservação dos alimentos, mas que precisa ser descartado corretamente.

5 – Significado dos símbolos

Para as crianças maiores, faça uma aula para esclarecer algumas curiosidades, por exemplo, os símbolos enigmáticos que estão presentes nas embalagens plásticas e que indicam o tipo de plástico usado. Entender isso ajuda a descobrir como ele pode ser reciclado e em que tipo de produto pode ser transformado.

Por fim, ao educar os alunos sobre a importância da reciclagem, estamos inspirando-os a pensar sobre como suas ações pessoais afetam o seu dia a dia e o seu futuro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo