Brasil,

UFABC aprova resolução que determina que todos os programas de pós-graduação devem oferecer vagas para pessoas refugiadas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ACNUR - Agência da ONU para Refugiado
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A Universidade Federal do ABC (UFABC) aprovou, recentemente, uma resolução que estabelece que todos os programas de pós-graduação devem oferecer vagas para pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio.

A UFABC é uma das universidades integrantes da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), iniciativa promovida pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que, além de estimular a formação acadêmica e capacitação de professores e estudantes dentre os vários temas relacionados ao refúgio, incentiva o desenvolvimento de ações para garantir o acesso ao ensino às pessoas refugiadas.

“Esta resolução tem grande importância para afirmar os direitos daqueles que foram forçados a deixar seu país de origem em busca de proteção no Brasil, diminuindo o déficit de acesso ao ensino superior de pessoas refugiadas. A partir dela, as perspectivas de integração socioeconômica destas pessoas ampliam, uma vez que as oferecem a possibilidade de compartilhar suas experiências profissionais e acadêmicas com as comunidades de acolhida”, afirma Jose Egas, representante do ACNUR Brasil.

Para o Prof. Dr. João Paulo Gois, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da UFABC, espera-se que, a partir das políticas afirmativas estabelecidas, estudantes refugiados e solicitantes de refúgio se sintam acolhidos, e tenham oportunidades de formação acadêmico-científica e cidadã.

“Tão importante quanto garantir reserva de vagas, a resolução faz parte de um processo de construção de políticas e ações que acompanham o pós-graduando e a pós-graduanda que ingressam por meio da reserva de vagas. A resolução é fruto de longas conversas com diversos setores da Universidade, entre eles a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas e a Assessoria de Relações Internacionais, bem como com entidades representativas.”

As sobrevagas serão oferecidas exclusivamente para, além de refugiados e solicitantes de refúgio, cada pessoa que se autodeclare: indígena, quilombola, pessoa com deficiência, pessoa trans (transexuais, transgêneros e travestis). Caso as vagas não sejam preenchidas, elas serão canceladas do edital.

Para conferir os programas de pós-graduação disponíveis na UFABC e as informações gerais sobre os processos seletivos de 2022, estão nesse site.

Para ver o texto completo no site do ACNUR Brasil, clique aqui.

Apoio ao processo de integração local por meio da educação contribui para a garantia do acesso de pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio a direitos e serviços no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar