Brasil,

Dia dos Professores: educadores destacam a importância dos pets no desenvolvimento escolar durante a pandemia no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandro Abate
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Estudo realizado pela Mars Petcare revelou que os pets reduzem o estresse das crianças durante a aprendizagem virtual e aumenta os níveis de energia e motivação

Na próxima sexta-feira (15/10) é celebrado no Brasil o Dia do Professor. A data, muito especial não só no calendário escolar, visa homenagear e ressaltar a importância desse profissional em nossa sociedade, que teve um papel fundamental durante a pandemia para as crianças e jovens no âmbito escolar, adaptado de um dia para o outro com o isolamento social.

Diante desse novo cenário híbrido, com mais de um ano educando à distância, e agora com parte dos estudantes brasileiros retornando ao ensino presencial, mas com a continuidade de atividades online, a Mars Petcare realizou um estudo inédito para avaliar as percepções dos professores sobre os benefícios potenciais dos animais de estimação na sala de aula virtual.

"Os pets têm ocupado um papel cada vez mais importante dentro das famílias, e a pandemia intensificou a relação entre os tutores, principalmente pelas mudanças de hábitos que afetaram grande parte da população, incluindo as crianças. O intuito da pesquisa com os professores e famílias era entender, no cenário brasileiro, como os pets têm interagido com os estudantes durante o momento de aprendizagem online e como isso pode ser benéfico daqui para frente, mesmo com o retorno ao ensino presencial.”, explica Sheila Guebara, Diretora de Assuntos Corporativos da Mars Petcare.

Os dados mostraram que 79% dos professores notaram que seus alunos se sentem menos estressados na sala de aula virtual quando seu animal de estimação está por perto, e 83% dos entrevistados acham que a interação com o pet é importante para reduzir a ansiedade. Outro ponto relevante foi a constatação de que 87% dos professores dizem que ter um animal de estimação em casa pode ajudar as crianças a se sentirem menos solitárias.

No Colégio Agostiniano Mendel, que fica no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, os pets também contribuíram para as aulas. E, em alguns casos, de forma “planejada”. É o que conta a professora Claudia Paula Dantas Affonso, do 3º ano do Ensino Fundamental.

“Desde que começaram as aulas remotas, percebi que teria a visita das minhas gatas durante as aulas e logo as apresentei para os alunos. Sabia que a Lili e a Betina iriam entrar no cômodo, subir na mesa, participar mesmo e aí decidi mostrar as duas para a turma. A reação deles foi imediata. Todo mundo abrindo a câmera, perguntando delas e querendo mostrar os seus pets”, afirmou Claudia, que relembrou do começo das aulas remotas:

“Aquele começo foi um período bem difícil, todo mundo se acostumando com o novo sistema e entendendo as dinâmicas das aulas. A gente sabe que muda a dinâmica toda da aula, tem os sons da casa, do nosso ambiente, do ambiente dos alunos, então fomos nos acostumando. E percebi logo no começo que quando eu mostrava as duas gatas, as crianças interagiam bem mais, abriam a câmera, mostravam os pets delas, conversavam mais com a gente, procuravam os bichinhos delas para mostrar. Isso ajudou muito para prender a atenção e engajar mais. E, até por isso, sempre que dava também usava as gatas para ajudar na aula, se fazia sentido para a matéria que eu estava ensinando.”

Na casa da Fernanda Vannucci, mãe da Bruna e Andre, que atualmente estão respectivamente no 5º e 3º anos do Ensino Fundamental do Colégio Agostiniano Mendel, dois cachorros também contribuíram muito para o aprendizado das crianças. E não somente em matemática ou português, já que Bruna e o Sexta-Feira, um dos cachorros, também chamaram a atenção por conta dos seus dotes artísticos.

“Uma das atividades da escola foi um show de talentos, em que as crianças puderam se apresentar se quisessem. A Bruna quis e tocou a gaita dela e o Sexta-feira participou junto com ela, uivando, parecia que estavam cantando juntos. Foi um sucesso, as crianças adoraram. A professora adorou também, algumas famílias que estavam acompanhando também se divertiram e a minha filha e o cachorro até se apresentaram mais de uma vez. Isso foi muito importante, porque as crianças também interagiram mais, o que foi muito importante durante esse período de isolamento. A gente viu que as crianças também mostravam os cachorros, os pets. Ajudou muito nesse sentido, porque eles ficaram muito tempo sem verem os outros, essa proximidade maior fez muita diferença e contribuiu também para o aprendizado”, destacou Fernanda.

“Os pets ajudaram e ajudam bastante contra a ansiedade. Algumas vezes pode atrapalhar a concentração na aula, mas contribuiu bem mais no fim. O cachorro fica ali como companhia, ajuda a prestar atenção e como eu disse anteriormente, na interação com os outros alunos e as professoras. E também ajudaram muito fora das aulas, porque foi um período difícil, só entre os irmãos e os pais, quase sem contato com outras pessoas. Então, a alegria dos cachorros fez toda a diferença para a gente.”

Mais detalhes sobre o estudo podem ser vistos aqui .

Sobre a Mars, Incorporated –

A MARS, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade - trabalhando, diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar