Brasil,

Como retomar os planos de intercâmbio para 2022?

Por Danilo Veloso

Durante quase dois anos, jovens de todo o mundo se viram impossibilitados de viajar devido ao isolamento social. Mas hoje, com o avanço da vacinação, as fronteiras já estão sendo abertas para estrangeiros, mediante seus devidos requisitos de segurança. Os planos para realizar um intercâmbio podem, finalmente, ser desengavetados e organizados para este ano, com excelentes oportunidades em diversos países.

Dentre todos os programas mais procurados – especialmente pelos brasileiros – estão aqueles que oferecem oportunidades conjuntas de estudo e trabalho. Isso, uma vez que mesmo com os custos envolvendo passagem, estadia e alimentação, a remuneração proveniente do cargo ocupado permita que o estudante consiga arcar com esses gastos e, ainda, ter uma sobra para economizar.

Em meio aos altos índices de desempregos nos últimos anos, a demanda por esses programas aumentou ainda mais. Segundo um estudo divulgado pelo Atlas da Juventude e FGV Social, cerca de 47% dos jovens entre 15 e 29 anos que se encontram desempregados, deixariam o país em busca de oportunidades no exterior. A procura é latente – mas, encontrar o destino ideal com um custo-benefício adequado não é uma tarefa tão fácil.

Assim como todo processo seletivo, qualquer programa de estudo e trabalho possui seus pré-requisitos. O mais comum é, sem dúvidas, a fluência da língua inglesa que, dependendo do cargo, certamente será requisitada. Isso, junto com outras qualificações que podem ser consideradas como diferenciais, tais como experiências profissionais e outros cursos já realizados.

Diante de tantas questões, ter um bom planejamento é fundamental para retomar os planos de intercâmbio. A escolha do destino ideal deverá ser baseada em três pilares extremamente importantes: adaptação, custo de vida dentro do seu orçamento e facilidade de acesso ao visto.

Em um primeiro momento, entender a fundo as características e rotinas do país é um dos principais pontos que todos avaliam antes de viajar. Pesquise o clima do local na época em que pretende visitá-lo, sua cultura e hábitos – afinal, você irá viver em uma rotina completamente diferente por um grande tempo e precisa se identificar com essas características antes de embarcar.

Junto a essas questões, estão as partes mais burocráticas e financeiras. Não há como retomar um plano de intercâmbio, sem saber quanto precisará pagar pela sua estadia. A falta de preparo econômico costuma ser um dos principais desafios enfrentados pelos intercambistas – por isso, tenha certeza de que possui recursos financeiros para bancar sua ida e ainda ter uma folga financeira em casos de imprevistos.

Por fim, o preparo psicológico também deve ser levado em consideração. Nenhuma mudança é fácil, muito menos se tratando de uma viagem internacional na qual você morará em um país com uma cultura completamente diferente. Será necessário um tempo para se adaptar à nova rotina e, principalmente, às dificuldades que podem fazer parte do processo, como a busca por moradia e a conquista de uma oportunidade de trabalho.

Fazer um intercâmbio é uma oportunidade imensa de crescimento pessoal e profissional – contudo, não é apenas um mar de rosas. Ainda estamos em um cenário de pandemia e todos estarão sujeitos a enormes empecilhos e imprevistos, como o possível fechamento das fronteiras, dificuldade em encontrar moradias, moedas valorizadas que encarecem a conversão do Real, e muitos outros. Mas, com o devido planejamento e pesquisa, a viagem pode ser organizada com sucesso, proporcionando uma experiência única, marcante e, ainda, elevando a qualidade de seu currículo.

Danilo Veloso é diretor comercial da SEDA College. Formado em administração de empresas, trabalhou por seis anos como camelô até conquistar uma vaga na área de cartão de crédito e conciliação bancária em uma companhia aérea. Após três anos no cargo, deixou a posição para estudar inglês na Irlanda, onde começou a trabalhar em agências de intercâmbio.

Sobre a Escola do Intercâmbio:

Startup do Grupo Educacional SEDA, é a maior formadora de consultores de intercâmbio do mundo. Sua proposta é eliminar a intermediação feita pelas agências, proporcionando a formação do consultor e um relacionamento direto entre o estudante e o vendedor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo