Brasil,

Dia da História em Quadrinho: atividade estimula as crianças na alfabetização

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalie Maia
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Incentivo à leitura de HQs contribuem para a criatividade e a imaginação

Um item querido por crianças e adolescentes, as HQs são celebradas no dia 30 de janeiro, quando se comemora o Dia da História em Quadrinho. A data foi escolhida quando o cartunista Angelo Agostini publicou “As Aventuras de Nhô Quim”, o primeiro quadrinho que se tem registro no Brasil. Mas o que os pais e responsáveis não sabem é que a imersão no mundo dos quadrinhos pode contribuir para a aprendizagem, principalmente na fase do letramento.

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura do Instituto Pró Livro, as HQs agradam entre 13% e 29% dos leitores aqui no Brasil. Para a coordenadora pedagógica Laura Soares Abbad, do Marista Escola Social Ir Rui, que atende crianças e adolescentes gratuitamente em Ribeirão Preto (SP), a escola é uma porta de entrada para os gibis. “É comum que as crianças gostem de relacionar a imagem com as palavras, e isso contribui no processo de alfabetização, ao despertar o interesse entre relacionar os quadros formando uma só história”.

Aprendizado e diversão

Além de divertir, as histórias podem ser um primeiro contato com o mundo das histórias em quadrinhos na infância e provocar a imaginação das crianças. “Os recursos utilizados, expressões, personagens marcantes, onomatopeias, tudo isso influencia no desejo das crianças de continuarem vendo aquela história, e isso aponta para caminhos que contribuem com a interpretação de texto, ampliação de repertório e de referências que auxiliam o processo de letramento”, reforça Laura.

Para incentivar os pais e responsáveis a estimularem as histórias em quadrinhos em casa, a coordenadora pedagógica dá dicas de obras para a garotada.

Calvin e Haroldo – E foi assim que tudo começou (Bill Watterson)

Com mais de 30 milhões de cópias vendidas. Os livros que já foram publicados no mundo todo contam histórias de um menino criativo e esperto. Com a ingenuidade de uma criança, é o tipo de história em quadrinhos que pode ser lida por toda família.

2.Turma da Mônica ( Mauricio de Souza)

Essas histórias acompanham gerações, não é mesmo? A história em quadrinhos brasileira mais publicada no mundo, segue sendo atual e conquistando novos leitores. “Ao se apropriar de personagens conhecidos, as crianças fortalecem ainda mais o imaginário e a vontade de ler mais histórias”, reforça Laura.

3.Meu primeiro Maluquinho em quadrinhos (Ziraldo)

Outra história muito conhecida dos brasileiros ganhou uma série de revista em quadrinhos. Esta edição é preparada especialmente para crianças que estão aprendendo a ler. Então fica a dica aos pais e responsáveis para incluir a história do menino com a panela na cabeça no mundo das crianças na fase da alfabetização.

Marista Escolas Sociais

Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período de contraturno escolar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar