Brasil,

Estudantes projetam carregador sustentável para eletrônicos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Centro Paula Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Trabalho projetado por alunos da Etec de São José dos Campos ficou em terceiro lugar no Hackathon Acadêmico promovido pela Robótica Paula Souza

Uma estação instalada em local público, construída com materiais de baixo custo, que carregue aparelhos eletrônicos – em especial, celulares – por meio da energia armazenada do sol. Esta é a proposta desenvolvida por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Ilza Nascimento Pintus, de São José dos Campos, e batizada de Avant – Carregador Sustentável.

Os criadores do projeto são Beatriz Sthefanny Araujo Santos, Eduarda Gabrielle Assis Brito, Franciely Cristina dos Santos Leite, Luis Paulo de Souza Reis e Rafaella Eiras Renó, estudantes do primeiro ano do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Médio (Novotec/M-Tec), sob a orientação do professor Neymar Siqueira Dellareti.

A estação terá interface com um aplicativo de geolocalização para ser facilmente encontrada pelos usuários. Também contará com um sistema interno de segurança, desenvolvido para prevenir furtos, tanto dos aparelhos em carregamento, quanto da própria estação. Além disso, os jovens também pensaram na importância da inclusão social e projetaram requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência física, auditiva, visual ou múltipla.

O insight para a criar a proposta veio de uma reportagem sobre moradores de Santa Catarina que ficaram sem energia elétrica por vários dias. Levando em conta que a crise energética pode ser um problema cada vez mais recorrente com grande impacto para a população, os estudantes criaram uma solução para a recarga de baterias de aparelhos. “Nosso grupo usou essas situações que estão mais presentes no nosso cotidiano, somadas ao fato de as baterias terem baixo tempo de duração, para propor uma solução sustentável e acessível”, explica a estudante Eduarda Assis.

O trabalho foi apresentado na quarta edição do Hackathon Acadêmico, promovido pela Robótica Paula Souza, e conquistou o terceiro lugar. Como prêmio, os estudantes receberam um kit educacional e outro de experimento solar, que será usado para aprimorar o trabalho em desenvolvimento.

Eduarda conta que o próximo passo é tirar o projeto do papel. “Vamos desenvolver toda a parte física do Avant e a programação do aplicativo. Queremos ver o projeto funcionando e instalar o primeiro protótipo na nossa Etec.”

Confira o vídeo de apresentação do Avant para o 4º Hackathon Acadêmico: https://youtu.be/DYF-_l6Zq4k.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos..


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar