Brasil,

Lição de casa: reforço ou castigo escolar?

Lição de casa: reforço ou castigo escolar?

Educadores defendem que fazer lição de casa desenvolve autonomia e responsabilidade

O assunto pode ser polêmico e despertar debates a respeito do tempo das crianças fora da escola. Há quem defenda que os estudantes precisam ficar longe de livros e cadernos quando estão longe da escola, mas de acordo com especialistas, o “X”da questão vai muito além. A coordenadora pedagógica do Colégio Marista Pio XII, Cibele Guaringue, explica que além de reforçar o conteúdo trabalhado em sala de aula, a lição de casa também traz outras práticas importantes. “A diferença entre tratar a lição de casa como fardo ou como uma tarefa de responsabilidade da criança pode ser crucial para o desenvolvimento e para o futuro do aluno. E o papel dos pais é de grande importância nesse quesito. Ter autonomia para resolver problemas de forma criativa e com responsabilidade é uma habilidade que será útil para toda a vida”, explica.

De qualquer forma, é unânime o entendimento de que é essencial que os pais se dediquem a ajudar os filhos. Organizar o tempo e providenciar um local adequado para os estudos pode ser um bom começo. Isso ajuda a mostrar para a criança que ela tem responsabilidades a cumprir, assim como os adultos.

Outra dica importante é não realizar a tarefa pelo filho. Acompanhar a lição de casa da criança pode ser um momento desafiador para os pais. No caso de respostas incorretas, por exemplo, a orientação é corrigir de forma sutil, tentando ajudar o filho no processo de resolução da questão. Mas se os erros forem muitos, ou se o conteúdo estiver fora do domínio da criança, vale uma conversa com o professor para que o assunto seja resolvido em sala de aula.

Equilíbrio é o melhor caminho

Cibele esclarece também que o tempo fora da escola não deve ser totalmente preenchido por lição de casa e estudos, já que tempo livre, brincar, fazer esportes e descansar são atividades essenciais para jovens e crianças. “Gerenciar o tempo entre tarefas, brincadeira e descanso é importante tanto para a saúde, bem-estar e disposição dos estudantes. O foco é realmente no equilíbrio e distribuição dessas atividades ao longo do dia”, conclui.

Sobre os Colégios Maristas: os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo