Brasil,

UFSCar disponibiliza curso gratuito na Internet sobre a Constituição de 1988

Especialistas abordam, em 40 episódios no YouTube, todos os artigos da CF88

Está disponível no YouTube, com acesso aberto e gratuito, o curso de extensão sobre a Constituição Federal de 1988, com a participação de juristas e especialistas de diversas áreas lendo e debatendo integralmente os artigos, em mais de 40 episódios. O conteúdo está disponível em https://bit.ly/31V3RIN.

O curso é o único nesse formato na Internet. Além da leitura dos artigos da CF88, o conteúdo apresenta as soluções que a CF88 traz no texto e aponta problemas na própria redação; e transforma as principais críticas do senso comum em aprendizagem constitucional.

Os episódios são resultado do curso de extensão "A Ciência da CF88: Ler a Constituição Federal de 1988 - Integralmente", ofertado de janeiro a junho de 2021 pelo Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Segundo Vinício Carrilho Martinez, docente do DEd e responsável pelo curso, "mais de 50 pessoas se revezaram nesta luta afirmativa dos direitos fundamentais. Essa foi nossa pequena contribuição na defesa da cidadania democrática e da liberdade", relata o professor. "Convidamos para que assistam todos os episódios e se inscrevam no canal 'A ciência da CF88' no YouTube (youtube.com/c/ACiênciadaCF88) - para que possam compartilhar do conhecimento construído e repartido por juristas, cientistas sociais, mulheres, negros, comunicadores, professores e estudantes. Tivemos até mesmo a participação de duas crianças, além de convidados do exterior", celebra Martinez.

Para ele, "um povo sem história e sem conhecer seus direitos está fadado a ser subjugado. A importância de conhecer a Constituição Federal de 1988 está nisso, uma vez que a Constituição é a garantia dos próprios direitos. A essência da Constituição está na defesa dos direitos fundamentais e das garantias democráticas. Além de destacar a liberdade, a educação, a saúde pública, o meio ambiente, a cultura e de conclamar ao processo civilizatório. Também, por isso, denominamos de Carta Política, com a consagração do espaço público, da polis, da civilidade e da urbanidade".

Além do curso, foi lançada gratuitamente a primeira edição da revista "A Constituição de 1988" (https://bit.ly/3HY6o47), que apresenta os artigos da Constituição de maneira clara e sucinta. O objetivo da publicação é levar a CF88 para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, sobretudo nas escolas públicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo