Brasil,

Processo de alfabetização na educação infantil é destaque no ensino do Mater Dei São José Dos Campos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Magna
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Personalização de aprendizagem e desenvolvimento socioemocionais também são diferenciais do colégio

O processo de apropriação da leitura e da escrita, a alfabetização, é um dos mais importantes na formação das crianças que frequentam a fase de educação infantil e este é um fator que deve ser levado em consideração na hora dos pais procurarem uma instituição para realizar a matrícula de seu filho.

Do nascimento até os seis anos, o ser humano estabelece 90% das conexões cerebrais, o que também é conhecido como primeira infância. O Mater Dei São José dos Campos se preocupa com os primeiros anos da criança e por isso aposta em projetos extracurriculares para a alfabetização de seus alunos.

Nos primeiros anos de vida, as crianças desenvolvem habilidades que irão ajudá-las a interpretar textos no futuro. A partir de associações, os pequenos percebem a função dos textos, suas características e que as letras se repetem da mesma forma para escrever determinadas palavras.

Desde o maternal, o colégio auxilia nos primeiros passos para uma formação integral. Em um ambiente em meio a natureza, a infraestrutura do Mater Dei conecta os recursos mais modernos e inovadores da educação com a tranquilidade e o aconchego proporcionado pelas riquezas naturais de uma linda fazenda em meio à cidade.

“A alfabetização é um processo, ou seja, antes de se pegar no lápis a criança deve ter passado pela manipulação de várias texturas e objetos a fim de desenvolver esse tipo de apreensão e sensação (pegar no lápis). Anteriormente ao estágio de saber nomes e sons de letras, a criançada tem que ter ouvido histórias, cantigas e parlendas, ter brincado com as rimas e sons. Esse conjunto de estímulos são ampliados ano a ano”, comenta Alessandra Prata, diretora do Mater Dei São José dos Campos.

“Para nós do Mater Dei é importante que as crianças desenvolvam desde cedo capacidades físicas, socioafetivas, criativas e cognitivas, para no futuro serem cidadãos que fazem a diferença no mundo”, comenta Alessandra Prata, Diretora do Mater Dei São José dos Campos.

O Colégio Mater Dei São José dos Campos também utiliza como ferramenta para a alfabetização das crianças brincadeiras e projetos multidisciplinares, conectando o abstrato com o concreto. É o caso do LIV, Laboratório Inteligência de Vida, que estimula as crianças com responsabilidades sócio afetivas e Semente Literária, que é um projeto de incentivo a leitura e escrita em que os alunos como conclusão escrevem o seu primeiro livro.

O Mater Dei julga que a família é a base e um dos principais influenciadores na formação do aluno. Com isso, em cada etapa e projeto desenvolvido na escola, os pais são incluídos nas atividades de seus filhos.

A escola tem a tradição de 37 anos na formação de alunos do maternal até o Ensino Fundamental II. Sempre com uma visão global e humanista, a escola estimula que os conteúdos e aprendizados sejam aplicados em situações do dia a dia, contribuindo para a formação do aluno.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar