Brasil,

Ter conhecimento e obter emprego são principais papéis da educação para a população, mostra pesquisa do Instituto Unibanco feita pelo Datafolha

De acordo com o levantamento, para 43% da população, as perdas de aprendizado na educação na pandemia não podem ser mais recuperadas

Para a população brasileira, os principais papéis da educação são “ter conhecimento” e “conseguir um emprego”. Além disso, a educação contribui para “respeitar direitos e deveres”, “reduzir a desigualdade” e “reduzir a violência”. Estes são alguns dos resultados da pesquisa “Jovem de Futuro”, realizada pelo Datafolha para o Instituto Unibanco e que está sendo lançada nesta quinta (20 de janeiro).

Para a obtenção dos resultados, os pesquisadores ouviram 2070 pessoas com 16 anos ou mais, pertencentes a todas as classes econômicas. O levantamento cobriu 129 municípios de todo o Brasil e foi realizado entre os dias 23 de novembro e 02 de dezembro de 2021.

A pesquisa trouxe outros achados importantes: cerca de 4 em cada 10 brasileiros com 16 anos ou mais (43%) acreditam que as perdas de aprendizado na educação, especialmente nas escolas públicas, não poderão ser recuperadas. A pesquisa também perguntou às pessoas que temas devem ser abordados pela educação brasileira. Os destaques foram: prevenção às drogas (25%), educação sexual (10%), redução de desigualdade (9%) e racismo (9%).

Outro dado aponta que cerca de 5 em cada 10 brasileiros (47%) com 16 anos ou mais consideram que a importância da educação diminuiu durante a pandemia. A outra metade se divide entre aqueles que consideram que a importância aumentou (28%) e aqueles que consideram que ficou igual (24%).

Para o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, “entender como está a percepção da população brasileira sobre a importância da educação pode ajudar gestores e profissionais da área a definirem prioridades e terem um diálogo mais assertivo com a sociedade. Principalmente em um ano eleitoral como é 2022, é fundamental trazermos a educação para o centro do debate público, e não há melhor forma de fazer isso que agirmos de maneira articulada com os anseios e percepções dos cidadãos”.

A íntegra da pesquisa está disponível no site do Instituto Unibanco e pode ser acessada por meio deste link: https://bit.ly/33t42vP.

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br.

Serviço:
Pesquisa: Jovem de Futuro – Instituto Unibanco
Tema: entender a busca de conteúdos relacionados à Educação
Execução: Datafolha
Período de amostragem: de 23 de novembro a 02 de dezembro de 2021
Margem de erro: a margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
Link para a pesquisa: https://bit.ly/33t42vP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo