Brasil,

Ensino Médio de SP: Professores da rede estadual e inscritos no Banco de Talentos podem pedir atribuição de aulas dos Aprofundamentos Curriculares e demais disciplinas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Com aulas atribuídas, profissionais terão tempo semanal para se dedicarem exclusivamente ao planejamento pedagógico

Professores do ensino médio da rede estadual e inscritos no Banco de Talentos iniciam, neste próximo sábado (15), uma nova etapa no processo de atribuição de aulas dos Aprofundamentos Curriculares do Ensino Médio de São Paulo. Eles poderão manifestar interesse nos Itinerários Formativos ofertados em cada escola e demais disciplinas para este ano letivo, na Secretaria Escolar Digital (SED), até às 12h da próxima terça-feira (18).

Esta é a fase de atribuição escolar, onde os professores confirmam as escolhas nas unidades que trabalham. Na próxima quinta-feira (20), o sistema disponibiliza a manifestação para as diretorias de ensino para contemplar as aulas não atribuídas.

A partir de 2 fevereiro, cada uma das 3,7 mil escolas estaduais de ensino médio vai ofertar, para a 2ª série, pelo menos dois aprofundamentos curriculares que contemplem as quatro áreas do conhecimento. No total, são 10 possibilidades - Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e seis opções integradas.

Os docentes com aulas atribuídas garantem direito às Aulas de Trabalho Pedagógico Individual (ATPI). Ou seja, tempo livre durante a semana para se dedicar exclusivamente ao planejamento de aulas dos aprofundamentos, via estudo do Mappa (Material de Apoio ao Planejamento e Práticas do Aprofundamento) ou atividades a serem realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ava) da Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo).

Proposta iniciada em 2021

São Paulo foi o primeiro Estado a aprovar o novo currículo do Ensino Médio e agora se torna o primeiro a implementá-lo. Em 2021, todos os 436 mil estudantes matriculados na rede estadual na 1ª série tiveram acesso aos 12 componentes da Formação Geral Básica (FGB), alinhada ao Currículo em Ação; aos três componentes do Inova Educação (Eletiva, Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação); e a possibilidade de manifestar interesse nos Aprofundamentos Curriculares, conforme projeto de vida individual. Os aprofundamentos serão ofertados à 2ª série neste ano e, em 2023, para a 3ª série.

No total, são 10 opções de itinerários: Linguagens e suas tecnologias – #SeLigaNaMídia; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Superar desafios é de humanas; Ciências da Natureza e suas tecnologias – Ciência em ação!; Matemática e suas tecnologias – Matemática conectada; Ciências Humanas e Linguagens – Cultura em movimento: diferentes formas de narrar a experiência humana; Ciências da Natureza e Matemática – Meu papel no desenvolvimento sustentável; Matemática e Ciências Humanas – Ciências Humanas, Arte, Matemática #quem_divide_multiplica; Linguagens e Ciências da Natureza – Corpo, saúde e linguagens; Linguagens e Matemática – Start! Hora do desafio!; Ciências Humanas e Ciências da Natureza – A cultura do solo: do campo à cidade. Além disso, há oferta de formação técnica e profissional, via Novotec Integrado (21 cursos) e Expresso (4 cursos).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar