Brasil,

Mudanças no Ensino Médio começam em 2022 e a Fundação Telefônica Vivo leva curso inédito de Ciência de Dados para escolas públicas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Corporativa Vivo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O ano de 2022 começou e com ele teve início a implementação do novo Ensino Médio em todo o Brasil. A lei foi sancionada em 2017, mas o novo formato educacional começa a ser executado nas escolas públicas e particulares de todo o País. Esse novo formato estabelece, por exemplo, maior integração e flexibilidade curricular e a oferta de itinerários formativos. Neste contexto, a Fundação Telefônica Vivo, uma das responsáveis pela esfera Social no conceito ESG da Vivo, lança o primeiro itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados, em parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), com objetivo de oferecer às redes e escolas públicas apoio na implementação da Educação Profissional Técnica em Nível Médio, proporcionando uma formação direcionada nesta área para os estudantes , em sinergia com o novo Ensino Médio que começa a vigorar.

A expectativa é que a nova configuração esteja funcionando 100% até 2024. A partir deste mês, as escolas terão que oferecer no mínimo 1.000 horas anuais de ensino, ou seja, um adicional de 200 horas ao ano na comparação com o antigo currículo. Os novos currículos preveem a oferta de itinerários formativos organizados por áreas de conhecimento, divididos em: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Há, ainda, a formação técnica e profissional, e é neste cenário que se encaixa o itinerário desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo. Assim, os alunos poderão optar por uma carreira profissional durante os três anos do Ensino Médio, a partir da escolha do curso.

O curso de Ciência de Dados proporciona aos jovens a oportunidade de planejar melhor a carreira em áreas que estão em evidência e em ascensão no mercado de trabalho. Esta iniciativa acontece em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação e, na fase piloto, atenderá 19 escolas em três Estados: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O cientista de dados é o profissional da área de tecnologia que trabalha nas empresas gerenciando, coletando, organizando e analisando dados, dos quais podem ser obtidos através de sistemas banco de dados e interno, ferramentas de inteligência de negócios etc. O papel principal é levantar esses dados e torná-los acessíveis para análises que auxiliem o crescimento e desenvolvimento do negócio.

A formação técnica em Ciência de Dados exige a conclusão de três eixos: Análise de Dados, Gestão de Dados e Big Data, que podem ser realizados em até quatro anos – os três do ensino médio e mais um extra, caso o aluno tenha interesse em estender e também da oferta dos sistemas de ensino. No entanto, o curso também poderá ser ofertado no formato de Formação Inicial e Continuada (FIC), em que ele faz um eixo por vez e recebe certificação intermediária. Dentro de cada FIC, há, ainda, a possibilidade de fazer apenas unidades curriculares exclusivas, em um formato chamado de “eletivas”. Nesse caso, eles não escolhem o curso de Ciência de Dados, porém podem ter contato com temáticas específicas e se aproximar do tema.

A iniciativa ainda prevê a formação dos técnicos das redes e professores em todos os componentes curriculares que serão ofertados aos estudantes, a fim de garantir a qualificação necessária em Ciência de Dados e desenvolvimento de competências e habilidades, como leitura, análise e argumentação de dados, essenciais para as profissões do futuro.

Há suporte da Fundação Telefônica Vivo aos estados do projeto-piloto, mas os materiais de apoio para implementação e todos os detalhes do currículo estão disponíveis para qualquer estado que tiver interesse em também oferecer a formação. Para conhecer mais sobre o conteúdo da formação Técnica em Ciência de Dados, basta acessar o site da Fundação e ir a página do projeto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar