Plataforma PROA 2022 disponibilizará 2,5 mil vagas para jovens interessados em capacitação profissional no Estado de São Paulo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine D'Avila
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho e conectá-los a vagas de emprego

O Instituto PROA, uma ONG que acredita e tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, abre nova turma para a Plataforma PROA em janeiro de 2022. Jovens entre 17 e 22 anos de idade, que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, que residam no Estado de São Paulo e que buscam seu primeiro emprego terão a oportunidade de se aperfeiçoarem para o mercado de trabalho e se conectarem com vagas de emprego. Para participar o jovem passará por uma avaliação de língua portuguesa e matemática, em seguida um teste comportamental e o envio de um áudio falando sobre o porquê deveria entrar no PROA. Desde que estejam dentro dos critérios de idade, escolaridade e geográfico, os jovens poderão participar do processo seletivo quantas vezes quiserem.

“Todo nosso esforço e dedicação é para criar oportunidades de emprego para os jovens. Sabemos o quanto esse público sofre com a falta de qualificação profissional e o quanto isso reflete no primeiro emprego. Queremos ser o apoio nessa fase tão importante do início da vida adulta, qualificando, desenvolvendo e oferecendo oportunidades reais. Esse é o nosso comprometimento.”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Outra grande novidade da Plataforma PROA 2022 é a chegada de 5 trilhas técnicas optativas, patrocinadas por empresas apoiadoras do projeto e que os jovens terão a oportunidade de fazer após a trilha básica, são elas: Análise de Dados (iFood), Varejo (Via – Casas Bahia), duas trilhas da P&G – Administração e Logística, UX Design (Accenture) e Promoção de Vendas (BrF).

A Plataforma PROA de formação on-line levará aos jovens 100 horas de aulas, por meio de um modelo de aprendizagem ativa e por projetos, onde os alunos terão a oportunidade de colocarem a mão na massa e se prepararem para iniciar a carreira profissional, além da possibilidade de seguirem uma das trilhas técnicas disponíveis com 50 horas de duração cada. Durante o curso os alunos contarão com orientação e apoio de tutores em encontros semanais ao vivo. O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho dentro dos seguintes temas: Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas) e Trilha Técnica (50 horas/opcional). Ao final, os alunos que concluírem estarão aptos a participarem de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Todos receberão certificado de conclusão emitido pelo PROA e terão acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.

A jornada de estudos será de 7h30 por semana, de segunda a sexta-feira, cerca de 1h30 de dedicação por dia. O jovem poderá estudar e fazer as atividades em qualquer horário do dia, com exceção dos encontros mediados pelos tutores, que acontecerão uma vez por semana, às quartas-feiras, com 1h30 de duração e em diversas opções de horários. A participação nos encontros e a conclusão de todas as atividades são fundamentais para o jovem seguir para a empregabilidade.

Em 2021 a Plataforma PROA formou milhares de jovens e muitos deles já estão inseridos no mercado de trabalho. Como é caso da Itana Oliveira, 22 anos, que fez o curso e hoje é assistente de marketing em uma grande empresa do varejo. “O PROA me proporcionou crescimento pessoal e profissional. Desenvolvi meu autoconhecimento e planejamento de carreira, me sentindo muito mais preparada para o mercado de trabalho. Hoje estou cursando Gestão Comercial e estou muito feliz com o rumo da minha carreira profissional e das minhas escolhas.”

As inscrições já estão abertas e terminam no dia 11 de janeiro de 2022. As aulas da próxima turma começam em 17 janeiro de 2022. Não perca essa oportunidade!

Para participar é preciso:

Ter entre 17 e 22 anos;
Morar no estado de São Paulo;
Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

As inscrições podem ser feitas pelo site: https://plataforma.proa.org.br/