Brasil,

Retorno do ensino presencial: Como estimular o desenvolvimento infantil através de interações lúdicas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Debora Folego
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A pandemia causou profundas transformações pedagógicas, fazendo com que as aulas no país fossem levadas para dentro de casa repentinamente sem que houvesse transição adequada em toda a cadeia educacional. Agora, com o aumento da vacinação na população brasileira e a flexibilização da circulação urbana, foi possível a retomada do ensino dentro da escola. Os estados brasileiros liberaram o modelo 100% presencial para alunos pelo país. Neste retorno, após mais de um ano em distanciamento, é necessário estimular as crianças para facilitar a readaptação.

O novo transicionamento precisa de adaptação e ressocialização das crianças, pois o período em casa gerou impactos no aprendizado, no comportamento, nos hábitos, na saúde física e mental dessa população. Incentivar interações divertidas e criativas, na escola ou em casa com a supervisão de adultos, para estimular o desenvolvimento infantil têm papel essencial nos âmbitos cognitivo, socioemocional e cultural.

As atividades lúdicas estimulam a concentração, a criatividade e a coordenação motora infantil, atributos que a Pritt desenvolve em apoio à educação das crianças há mais de 50 anos. “O público infantil tem uma relação especial com a imaginação, pois trata como verdade seus sonhos e fantasias. Por isso é tão importante criar dinâmicas que despertem a curiosidade em aprender. Sem que percebam, essas interações elevam a autoconfiança, a empatia, a persistência, a concentração e tantas outras atitudes necessárias para sua formação pessoal e educacional”, comenta Beatriz Negrão, gerente de marca e produto da Pritt.

Esse retorno ao ensino dentro da sala de aula será marcado por importantes desafios. Mais do que elaborar ações educacionais para reintegrar o estudante ao ambiente escolar ao lado de outros alunos, todo o ecossistema educacional terá de lidar com a defasagem de ensino. Cerca de 40% da população infantil sequer teve acesso aos estudos remotos durante a pandemia por razões econômicas, segundo levantamento do Instituto Ayrton Senna em parceria com a Oppen Social.

No mesmo estudo, ainda foram constatados os impactos no aumento do nível de ansiedade e desatenção das crianças neste período de crise, interferindo diretamente no processo de aprendizagem.

“Com o retorno dos estudos presenciais, é fundamental elaborar iniciativas pedagógicas envolvendo toda a cadeia educacional, estimulando as competências socioemocionais com as crianças para superar os efeitos negativos provocados pelo isolamento. Esse conjunto de atividades encoraja a criança a conseguir tomar decisões assertivas diante de situações adversas ou novas”, complementa Beatriz.

Dentre os exemplos de atividades lúdicas que podem ser feitas tanto em casa quanto na escola estão ‘desenhando sentimentos’ e ‘mímica das emoções’ para desenvolver o lado emocional e que inclui habilidades motoras, criatividade e a imaginação. “Essas ‘brincadeiras’ podem ser elaboradas em diversos formatos pelos pais e educadores, e permitem inclusive envolver a proposta de recorte e colagem de imagens de revistas; criação de cena com retalhos de diferentes papéis, tecidos, materiais e texturas; além de elaboração de imagens com massinha, que podem ser feitas a partir de Pritt bastão e Pritt Tenaz líquida”, finaliza a profissional.

Para além de atividades lúdicas também estão as experiências com diferentes materiais para descobrir novos horizontes.O compromisso de Pritt está no incentivo da educação como um todo. Atividades como experiências com diversas matérias primas como alimentos, adesivos, amido entre outros. Os professores interessados podem acessar as atividades por meio do site Global da marca (https://www.prittworld.com.br/br/learn-craft.html) e do site Pritt World do Brasil (https://www.prittworld.com/brazil/www/pt/consumer/sobre-pritt/a-historia-de-pritt-e-sustentabilidade/construindo-escolas.html).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar