Brasil,

Colégio Santo Américo Inicia Novo Ensino Médio

Alunos já estão familiarizados com parte do currículo determinado em lei aprovada em 2017

A partir do ano letivo de 2022, escolas públicas e particulares deverão iniciar a implementação do Novo Ensino Médio, previsto na Lei 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. “A lei aprovada em 2017 definiu uma organização curricular mais flexível, contemplando a Base Nacional Comum Curricular e a oferta de diferentes Itinerários formativos. Na prática, essa nova estrutura traz aos estudantes a possibilidade de escolhas de diferentes trilhas com base em seu projeto de vida e tem como uma de suas premissas um ensino que considere a complexidade do mundo do trabalho e os desafios da sociedade contemporânea”, explica Danilo Zanardi, coordenador pedagógico do Ensino Médio do Colégio Santo Américo.

No Colégio Santo Américo, a equipe pedagógica se reuniu regularmente por mais de um ano e idealizou um modelo para o Novo Ensino Médio que contempla as mudanças previstas pela lei e reafirma os valores e pilares da escola para a formação humana dos alunos.

O Novo Ensino Médio do Santo Américo está separado em duas partes, sendo a primeira comum a todos os alunos, com 24 aulas semanais de Formação Geral Básica e 1 aula semanal de Projeto de Vida. As 24 aulas focam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com seus componentes curriculares, áreas e habilidades. Já, o Projeto de Vida, com uma aula semanal, traz vivências com foco em autoconhecimento e conhecimento do próximo, além de orientações sobre carreiras e profissões. A segunda parte, simultânea à primeira, é a parte flexível do currículo, com 16 aulas semanais. São os chamados Itinerários Formativos, com 5 opções de trilhas de 6 aulas semanais cada, e inúmeras opções de matérias eletivas de 2 aulas semanais cada.

De acordo Danilo Zanardi, as 5 trilhas do colégio estão divididas em conformidade com as áreas de conhecimento da BNCC e com base nas habilidades dos 4 eixos estruturantes e os nomes das trilhas foram escolhidos pela equipe pedagógica da escola de forma a revelar a natureza do conhecimento focal de cada uma delas. Esse novo modelo pressupõe um maior poder de escolha por parte dos alunos, que poderão aprofundar e transitar por diferentes áreas do saber ao longo dos 3 anos do Ensino Médio.

“O Santo Américo já oferece aulas eletivas há alguns anos e essa reestruturação, que visa uma maior flexibilidade e poder de escolha é, na verdade, uma ampliação do caminho que traçamos anos atrás”, finaliza o coordenador.

Sobre o Colégio Santo Américo

Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo