Brasil,

Iniciativa da UFSCar apresenta projetos coletivos desenvolvidos na Universidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gisele Bicaletto
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Ações acontecem em diferentes áreas com foco no desenvolvimento dos alunos e do público atendido

O projeto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), intitulado "Continuando a compartilhar saberes: desdobramentos e perspectivas", está apresentando projetos sociais realizados por grupos que integram a comunidade universitária. A iniciativa é coordenada pela professora Marta Cristina Marjotta Maistro, docente do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural do Campus Araras da UFSCar, e responsável pelo Núcleo UFSCar-Empresa. O primeiro vídeo já está disponível e aborda cinco iniciativas.

A ideia surgiu a partir do evento "Compartilhando saberes: projetos coletivos na universidade", realizado em maio deste ano na UFSCar. O objetivo da ação atual é dar continuidade à apresentação das diferentes iniciativas e das realizações de cada projeto social desenvolvido pela comunidade UFSCar. "Uma das demandas coletivas do evento anterior foi a possibilidade de proporcionar a visibilidade dos grupos existentes na Universidade e as ações por eles realizadas. Assim, nesse projeto, com esse espaço para a divulgação das apresentações, tornou-se possível mais uma oportunidade de visibilidade e, portanto, de fazer chegar à comunidade acadêmica e à sociedade o que é possível desenvolver na Universidade por grupos discentes", complementa Marta Marjotta.

As apresentações podem ser acompanhadas no Instagram @compartilha_saberes (vídeo no link da bio) ou no Facebook do projeto (facebook.com/compartilhasaberes). Esse primeiro material aborda os grupos Dragão Branco Aero Design; ENACTUS Sorocaba; SENSUS; Operação Natal; e GIRe³.

Projetos

O Dragão Branco Aerodesign foi criado em 2004 e tem cerca de 40 estudantes de Engenharia e de várias outras áreas. O grupo é voltado a projetar e construir uma aeronave radiocontrolada para participar de competição anual promovida pela Embraer, com a participação de várias outras instituições. Acesse www.dragaobranco.ufscar.br e tenha mais informações. Outro projeto apresentado é o Sensus, uma consultoria em cultura, liderança e propósito. O grupo estuda a cultura consciente dentro da universidade e acredita em modelos de negócios das organizações que gerem impactos positivos na sociedade e no ambiente. A iniciativa teve início em 2015 e conta com 14 integrantes da UFSCar e USP, de diferentes cursos. Informações completas em https://linktr.ee/olasensus.

Já o Operação Natal teve início em 2006, por meio de um Programa de Educação Tutorial, com o nome inicial de Natal Solidário. Também conta com estudantes da UFSCar, USP e de outras instituições e tem como visão promover a transformação plena e contínua da sociedade. O projeto promove diversas ações e arrecada donativos que são entregues a diferentes instituições assistidas. Saiba mais em www.facebook.com/operacaonatalsc. O GiRE³ é um grupo iniciado em 2010 que incentiva os 3 Rs - reduzir, reutilizar e reciclar. Seu foco são ações de conscientização sobre a geração exacerbada de resíduos e seu impacto no meio ambiente. São desenvolvidos projetos em escolas, minicursos e workshops com assuntos relacionados a essa temática. Conheça mais sobre o projeto em www.facebook.com/gireufscar.

Outro projeto apresentado nesse vídeo inicial é a Enactus-Sorocaba. Criada em 2015, no Campus Sorocaba da UFSCar, a ação integra uma organização internacional sem fins lucrativos e conta com a participação de estudantes que criam projetos de desenvolvimento comunitário e de empreendedorismo social. As informações completas podem ser acessadas em https://timeufscarsorocaba.wixsite.com/enactus.

Acompanhe as redes sociais do "Continuando a compartilhar saberes: desdobramentos e perspectivas" da UFSCar e fique por dentro de outros projetos sociais da Universidade que também serão divulgados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar