Cursos de formação em Direitos Humanos chegam a 5.048 cidades brasileiras

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ASCOM/MMFDH
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Acessibilidade de uso público, Introdução à libras, Empresas e Direitos Humanos, Direitos da Pessoa Idosa e Direito das Pessoas de Ruas são alguns dos mais de 30 cursos oferecidos

Mais de cinco mil cidades brasileiras contam com matrículas no programa de formação em Direitos Humanos. Cerca de 620 mil inscritos, 270 mil certificados emitidos e mais de 30 cursos gratuitos disponíveis. Estes são os números do Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos (PNEC-DH), que no mês de novembro chegou a 91% das cidades brasileiras e que, em breve, será instituído como programa de Estado.

“Os ótimos números mostram que estamos fazendo o correto que é universalizar os Direitos Humanos. Muitas pessoas tinham uma visão equivocada do que seria Direitos Humanos. Trabalhamos e estamos levando a informação correta aos lugares mais longínquos do Brasil. Nem todos sabiam, por exemplo, que acesso à água e acesso ao saneamento básico são Direitos Humanos. Essa universalização ficará ainda mais evidente, já que em breve, por meio de portaria iremos tornar o PNEC-DH um programa de Estado”, disse a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, durante evento que comemorou a marca dos 5 mil municípios no PNEC-DH, nesta terça-feira (30), em Brasília.

Conheça o PNEC-DH

Durante a comemoração da chegada dos cursos de capacitação a quase todo o país, o MMFDH lançou o Painel de monitoramento do PNEC-DH. titular da Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG/MMFDH), Mariana Neris, explica que com a nova ferramenta é possível ter um perfil completo dos alunos que se inscrevem nos cursos e com isso seguir melhorar e revisar as disciplinas oferecidas.

“O Brasil lidera entre os países da América Latina o número de pessoas que buscam capacitação neste modelo à distância. Pelo painel, sabemos todos os detalhes, como por exemplo, em que cidade a demanda é maior por um tema específico. Isso nos ajudará a sempre melhorar e a divulgar melhor os cursos que são disponibilizados”, disse. A gestora lembrou que o curso de Introdução à Libras lidera a preferência dos inscritos.

Direito à identidade, cidadania e documentação, Estado Laico e Liberdade Religiosa e Direitos dos imigrantes e orientações para o atendimento são alguns dos mais de 30 cursos oferecidos.

Acesse o painel do PNEC-DH

O PNEC-DH é desenvolvido pelo MMFDH em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os cursos são disponibilizados na plataforma da Escola Virtual de Governo (EV.G) e podem ser acessados por qualquer pessoa, já que as vagas são ilimitadas.

Também presente no evento, o Coordenador-Geral de Projetos Sob Medida da Enap, Carlos Eduardo dos Santos, comemorou os números alcançados pelo programa. “O número enorme de inscritos nos cursos realizados pelo MMFDH mostra que o brasileiro está sim querendo buscar conhecimento e capacitação. E o importante, são cursos gratuitos”, disse.

Representantes dos ministérios da Economia, da Cidadania, da Defesa e da Educação também participaram da cerimônia.

Para dúvidas e mais informações: