Brasil,

Grupos de Referência do Projeto Guri participam da série ‘Toque de Casa 2021’

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Espetáculos produzidos em casa, para a apreciação de todos, de modo gratuito, nas redes sociais

Grupo de Referência de Araçatuba apresenta a peça ‘Operários’, música trabalhada no segundo quadrimestre de 2021

Música de qualidade, com repertório variado, feita com recursos de casa e ao alcance de todos e todas. Esta é a proposta da série Toque de CASA 2021 na qual alunos e alunas dos Grupos de Referência do Projeto Guri farão 78 performances. As apresentações estão sendo disponibilizadas de forma gratuita nas redes sociais do programa, ao longo do ano. No cardápio, tema de filmes, obras de compositores clássicos e modernos, além de canções populares. E, em breve, com a presença de artistas convidados. Acompanhe a moçada, prestigie, curta!

As gravações foram realizadas de casa, com os instrumentos musicais disponíveis no momento e, posteriormente, reunidas em processo de edição de som e imagens. Tudo em segurança, sob a orientação e respaldo dos educadores e equipes dos polos de ensino do Projeto Guri - maior programa sociocultural, gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativo do Governo do Estado de São Paulo.

Os 13 Grupos de Referência são formados por alunos e alunas 13 a 21 anos e todos recebem bolsa-auxílio. São conjuntos que fomentam o desenvolvimento musical de crianças, adolescentes e jovens que pretendem aperfeiçoar suas técnicas. O objetivo é oferecer um repertório desafiador, acompanhamento sociopedagógico qualificado, workshops, masterclasses, apresentações com artistas renomados e produção de concertos. Os conjuntos estão nas cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

"Muita música boa está sendo apresentada neste ano!", garante Ari Colares, gerent. "Além disso, após assistir as performances da série, o espectador tem o privilégio de conferir outras produções nos nossos jovens, seguindo para as playlists no YouTube, por exemplo. Eu garanto que o pessoal de casa vai curtir", afirma o gerente.

Oportunidade

As inscrições para o processo seletivo dos 13 Grupos de Referência do Projeto Guri estão sendo realizadas até o dia 1º de dezembro. São 381 vagas para jovens em estágio avançado de aprendizagem que desejam ampliar o repertório, além de aprimorar o conhecimento musical e artístico. Participam do processo, alunos, alunas, ex-alunos e ex-alunas do Projeto Guri no interior e litoral de São Paulo com idades entre 12 e 20 anos e 11 meses (que venham a completar 21 anos até, no máximo, em 26/11/2021).

Após o preenchimento da ficha de inscrição no site , o candidato ou candidata receberá a confirmação por e-mail com data e horário de realização da entrevista com a banca examinadora, além do link de acesso à plataforma de videoconferência para a seleção. As aulas são gratuitas e todos recebem bolsa-auxílio.

Acompanhe em nossas redes sociais as 11 produções realizadas no segundo quadrimestre de 2021

Grupo de Referência de Araçatuba - Camerata de violões apresenta ‘II Operários - 2° Movimento da Suíte para Camerata de Violões Baseada na Obra de Tarsila do Amaral’.

A obra composta coletivamente pelos alunos Eric Junji Hiraga Araki, Lilian Fernandes Sinatra, Liliane Fernandes Sinatra e Welton Ferreira Fernandes foi baseada no quadro homônimo da artista Tarsila do Amaral, e faz parte de uma série que terá 5 movimentos.

Com os alunos de violão Amon P. Medeiros, Eric J. H. Araki, Gabrielly O. Marques, Lilian F. Sinatra, Liliane F. Sinatra, Lisa Hiratsuka, Matheus M. Fagundes, Natalia C. Wang, Sabrina B. Rosin e Welton F. Fernandes. Educador Regente: Paulo R. Lourenço

Link:

Grupo de Referência de Bauru - Banda Sinfônica apresenta a música ‘Roll-Off Rhumba’.

Alunos de percussão do Grupo de Referência de Bauru - Higor Felipe Pereira, Josué Fernando Paiva, Julia de Amarins Silva, Kayqui Silva de Assis e Vittor Alexandre Barbosa Rufino de Oliveira -, orientados pelo educador Sílvio de Albuquerque Hamilton, apresentam a composição ‘Roll-Off Rhumba’, de Vic Firth, que combina o groove de uma rumba com a rigidez implícita no estilo militar. Educador Regente: Devanildo Aparecido Balmant.

Link:

Grupo de Referência de Franca - Camerata de Cordas Dedilhadas apresenta a música ‘Assanhado’, de Jacob do Bandolim.

Sob a orientação do educador regente Marcílio Lopes (que também assina o arranjo), o Grupo de Franca apresenta este choro de um dos maiores bandolinistas brasileiros.

Link:

Grupo de Referência de Franca - Camerata de Cordas Dedilhadas apresenta a música ‘Barra do Ribeiro’, de Guinha Ramirez, com arranjo de Rafael Cardoso.

Sob a orientação do educador regente Marcílio Lopes, o Grupo apresenta essa milonga bastante conhecida por meio das performances de Renato Borguetti.

Link:

Grupo de Referência de Itaberá - Banda Sinfônica apresenta a música ‘Fire’, de Pete O'Gorman.

A obra é tocada pelos alunos Caio Sérgio Moraes do Espirito Santo, Matheus Leonardo Souza dos Santos, Tiago Macedo Cardoso, do naipe de percussão do GR de Itaberá, com a participação de Lucas Santana (integrante do GR de Marília), sob a orientação dos educadores Rafael Veloso Macedo e Jorge Rafael do Nascimento da Silva. Educador regente: Heliton Augusto Macedo Costa.

Link:

Grupo de Referência de Marília - Percussão apresenta a música ‘Scherzo Without Instruments’, de William Schinstine.

A obra ‘Scherzo Without Instruments’, que pode ser traduzida informalmente como "brincadeira sem instrumentos", trouxe uma sugestão oportuna, em tempo de pandemia, na qual a Gurizada fazia música em casa, se divertindo com os objetos domésticos. A música foi Interpretada por Gabriel Barea Araujo, Wellany Buzo Bressan do Nascimento , Gabriel Oliveira Garcia, Pedro Santos Codogno, , sob a orientação do educador Jorge Rafael do Nascimento da Silva. A obra é um convite para a pesquisa dos sons do próprio corpo!

Link:

Grupo de Referência de Piracicaba - Coro apresenta ‘Shoshone Love Song’, de Roger Emerson.

Em formação de vozes masculinas, a peça é inspirada em textos dos povos nativos da América do Norte. A música apresenta um cenário terno e com musicalidade delicada, acompanhada por um piano que sustenta expressivas texturas vocais. A regência está a cargo de Vanessa Zambão e o acompanhamento ao piano é feito por André Grella.

Link:

Grupo de Referência de Piracicaba - Coro apresenta ‘Pie Jesu’, de Mary Lynn Lightfoot.

Neste vídeo, sob regência de Vanessa Zambão e acompanhamento ao piano de André Grella, o GR Piracicaba apresenta a peça ‘Pie Jesu’, da compositora e educadora norte-americana Mary Lynn Lightfoot. Com uma formação de sopranos e contraltos, a música se desenvolve de maneira serena e sutil, explorando com leveza o texto latino que pede pelo descanso eterno e consolação.

Link:

Grupo de Referência de Santos - Camerata de violões apresenta a peça ‘Senhorinha’, de Guinga, com arranjo de Dino Barioni.

Sob a orientação da educadora regente Deblas Alves, o GR de Santos executa um belo arranjo para esta icônica obra de Guinga, um dos grandes violonistas e compositores brasileiros.

Link:

Grupo de Referência de São José do Rio Preto - Camerata de Cordas Friccionadas apresenta ‘Suite Abba’.

O grupo apresenta o medley ‘The Best Of Abba’, em um arranjo de Ted Rickettes que nos remete aos anos 1970. A sonoridade das cordas é explorada de forma magistral, tal como ouvimos nas gravações dessa banda que até hoje faz um enorme sucesso.

Link:

Grupo de Referência de Sorocaba - Coro e Percussão

Na série Toque de Casa 2021 - segundo quadrimestre - o Grupo de Referência de Sorocaba apresenta ‘As Baquetas’, de Edgar Nunes Rocca (Bituca).

Obra para caixa clara e baquetas, apresenta como diferencial a utilização do som das próprias baquetas como parte fundamental da composição. A música prevê também a percussão nas baquetas da pessoa que está do lado. Por conta da necessidade de distanciamento social e gravação das partes individuais, em casa, a caixa clara foi substituída por assadeiras e o toque na baqueta do colega por uma bacia. Com os alunos do naipe de percussão: Ana Luiza M. Sant´Anna, Kauan Nickolas S. Fernandes e Thomas C. Domingues, sob a orientação do educador Rogério Simizu.

Link:

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri - Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom - Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou - Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada - Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon .
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil - Sustenidos: Sky e Supermercados Tauste .
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar