Brasil,

Maple Bear lança programa que conecta alunos de vários países para propor soluções para 17 objetivos sustentáveis da ONU

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Machado
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Programa Global Connections for Sustainability da Maple Bear cria uma experiência única de debate e colaboração, formando também uma verdadeira comunidade online global de intercâmbio cultural e aprendizagem aplicada

Unir escolas de vários países em um único ambiente digital, inovador e colaborativo. Esta é a proposta geral do Programa Global Connections for Sustainability da Maple Bear, rede de escolas bilíngues com metodologia canadense presente em 30 Países. A iniciativa visa promover um intercâmbio virtual que conecte alunos para compartilhar conhecimento, aprender e ensinar juntos - reforçando a essência da educação canadense, isto é, colocando o aluno no centro de seu processo de aprendizagem.

O foco será a discussão e proposta de soluções para os 17 Objetos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - OSD (veja a lista a seguir). Poderão participar alunos voluntários a partir do primeiro ano do ensino Fundamental (Year 1), divididos em grupos por faixa etária. Atualmente, a Maple Bear possui 559 escolas pelo mundo e cerca 39 mil alunos. Já deram início ao programa escolas do Brasil, México, Vietnã, Índia e até o início do próximo ano outros países do mundo devem iniciar as atividades.

"A ideia é fortalecer a conexão e intervenção dos alunos no mundo, a partir do engajamento com solução de desafios que a sociedade global enfrenta atualmente, como sustentabilidade. Nesse projeto todos têm a oportunidade de aprofundar aprendizagem a partir da reflexão sobre as diversas perspectivas de alunos Maple Bear em diferentes partes do mundo. Ao conectarem-se, os alunos aprofundam os conhecimentos sobre uma mesma temática, como "O que é água" e "Qual é sua importância", e analisam problemas e soluções, como "Projetos de sustentabilidade com alcance global" sob diferentes óticas culturais, sociais, econômicas. Durante a pandemia, permanece o fato grave de que nosso planeta ainda necessita urgentemente de atenção e mudanças em escala internacional. Como cidadãos globais, todos nós ao nos engajarmos com o mundo compreendemos suas necessidades e ampliamos nossas possibilidades de transformá-lo", explica Cintia Sant’Anna, diretora acadêmica da Maple Bear.

No Maple Bear Global Connections for Sustainability, estarão em pauta temas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, energia limpa, trabalho, crescimento econômico e agricultura sustentável. Cada ciclo do programa terá duração de cerca de dois meses. Os alunos interagem em encontros virtuais, pautados em dinâmicas e conteúdos criados pela equipe Acadêmica Canadense e guiados pelos educadores nos diversos países. Ao longo de cada projeto, os alunos irão realizar pesquisas e debates de modo a construir propostas concretas sobre os problemas investigados.

Algumas escolas já estão envolvidas no desafio, a Maple Bear Mooca iniciou no primeiro semestre de 2021 as discussões junto com a Maple Bear Chandrabala Modi Academy da Índia. Já foram realizadas duas reuniões nas quais ocorreram a apresentação das turmas, os alunos contaram um pouco sobre cada país e os professores falaram o que será feito durante esse projeto em conjunto. O tema debatido foi o objetivo 14, ou seja, vida na água. Com o retorno às aulas regulares no Brasil em agosto, esta agenda deve ser acelerada.

"Além da experiência de promover a colaboração e comunicação entre alunos em contextos globais diversos, o programa fortalece a conexão autêntica entre os alunos criando oportunidades para experiências reais de aprender com as diferenças e a diversidade. Os alunos constroem suas escolhas e fortalecem suas "vozes" no mundo. Eles são empoderados para, a partir de experiências concretas, assumirem de forma consciente o seu papel de cidadão global, compreendendo o significado de ser agentes transformadores", ressalta a diretora acadêmica da Maple Bear.

• 17 OBJETIVOS SUSTENTÁVEIS DA ONU
1 - Erradicação da pobreza
2 - Fome zero e agricultura sustentável
3 - Saúde e bem-estar
4 - Educação de qualidade
5 - Igualdade de gênero
6 - Água potável e saneamento
7 - Energia acessível e limpa
8 - Trabalho decente e crescimento econômico
9 - Indústria, inovação e infraestrutura
10 - Redução das igualdades
11 - Cidades e comunidades sustentáveis
12 - Consumo e produção responsáveis
13 - Ação contra a mudança global do clima
14 - Vida na água
15 - Vida terrestre
16 - Paz, justiça e instituições eficazes
17 - Parceiros e meios de implementação

Sobre a Maple Bear

Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com 567 escolas em 31 países, atendendo mais de 42 mil alunos, a Maple Bear Canadian School é líder mundial em educação bilíngue, oferecendo ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do planeta. Ministrada em um ambiente seguro e estimulante e com uma abordagem multicultural e centrada no aluno, a metodologia Maple Bear desenvolve a curiosidade, a imaginação, a experimentação e a descoberta, despertando nos alunos uma verdadeira paixão por aprender ao longo de toda a vida. Presente em todos os estados brasileiros e com 159 escolas, a Maple Bear é também parte das operações do Grupo SEB - um dos maiores grupos educacionais do Brasil e do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar