Novo estudo da MindMiners explora mudanças nos hábitos alimentares do brasileiro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tássia
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Pesquisa realizada com 2 mil pessoas aponta novos hábitos e tendências de consumo

É sabido que a rotina dos brasileiros foi afetada e transformada pela pandemia do novo coronavírus, os hábitos do cotidiano foram alterados rapidamente buscando se adequar à nova realidade. Após tantas mudanças, como estão os brasileiros se comportando perante a Indústria da Alimentação? Para entender melhor o cenário, a MindMiners voltou seus olhos para os hábitos alimentares da população, seu comportamento de compra de insumos e ajustes nas rotinas que foram acontecendo nos últimos meses, diante do gradual retorno à normalidade, por meio de uma pesquisa quantitativa online exclusiva.

Hábitos que vieram para ficar

Um dos insights gerados pela pesquisa é de que certos hábitos adquiridos durante a pandemia vieram para ficar, como o de higienização dos produtos vindos do mercado, Apenas 14% das pessoas nunca higienizou os produtos ao longo desse período e, dos 47% que começaram a fazê-lo nesse ínterim, 91% pretende continuar a higienizar suas compras ao chegar em casa mesmo após o fim da pandemia.

Critério de escolha da compra

Analisando quais são os fatores de prioridade para se escolher um supermercado, os resultados foram:

Preço;
Variedade de produtos;
Higienização e limpeza, que se estende para além dos produtos, passando por ambientes e funcionários.

Novo normal

Com o home office se tornando a principal modalidade de trabalho para mais de 20 milhões de brasileiros, de acordo com a IPEA, o hábito de se cozinhar em casa ficou mais prevalente, com 51% dos respondentes afirmando que começaram a cozinhar mais em casa durante a pandemia, e desses, a maioria o faz para consumo próprio, conforme apontado por 62% das respostas. Essa relação mais próxima com a comida fez com que a preocupação com o valor nutricional das mesmas aumentasse, com 44% das pessoas afirmando que se preocupam tanto com o valor nutricional dos alimentos quanto com sua funcionalidade, mas a preocupação com o preço permanece, ficando em segundo lugar.

Com mais pessoas cozinhando, aumentou também a busca por receitas novas, de acordo com 74% dos respondentes da pesquisa, e os principais canais para essa busca são: Youtube, 72%, seguido por Instagram, 61%, e Facebook em último, com 43% das respostas. Alguns influenciadores desse setor também foram citados, como o Ana Maria Brógui, 32%, em segundo lugar, 30%, ficou a Receitas de Minuto, em terceiro, Tastemade Brasil, com 29% das respostas.

Mudança de hábitos?

A pesquisa abordou também a adoção de novos hábitos, como o vegetarianismo e hábitos sustentáveis. Dos participantes do estudo, 65% afirmou que adotou ao menos uma atitude para reduzir o impacto no meio ambiente, e dentro desse grupo 35% passou a reduzir o consumo de carne e 48% começou a usar produtos que são mais ecológicos. O vegetarianismo despontou na pesquisa como o estilo de alimentação mais visado por aqueles que comem carne e que gostariam de mudar a sua alimentação, grupo este que compõe quase 60% da amostra, sendo apontado por 30% dos participantes algo a ser adotado no futuro, seguido por pescetarianismo, 21%, e veganismo com somente 3% das respostas.

O mercado de alimentos orgânicos foi abordado no estudo, surgindo como um hábito que muitos possuem interesse em adquirir - 68% das pessoas afirmam ter algum tipo de interesse nele. Somente 4% afirmou comprar produtos orgânicos de modo exclusivo, e 17% respondendo prioriza esse tipo de alimento, mas que compra outros se não houver a opção orgânica, em segundo lugar ficaram aqueles que não compram orgânicos, 32% das respostas, e no topo estão as pessoas que gostam desses produtos, mas não o compram com tanta frequência.

A pesquisa MindMiners entrevistou duas mil pessoas, acima dos 18 anos, das classes A, B e C, de todas as regiões do Brasil, entre 09 e 13 de setembro de 2021. Todas fazem parte do MeSeems, rede social de opinião e painel de respondentes proprietário da MindMiners.

[Sobre a MindMiners]

Fundada em 2013, a MindMiners é uma empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital. Com uma rede social exclusiva, o MeSeems, com mais de 3 milhões de usuários cadastrados, a empresa oferece uma plataforma exclusiva de Human Analytics para que marcas dos mais diversos segmentos possam obter respostas ágeis e de qualidade. Unindo inteligência, informação e uma equipe especializada, a MindMiners atende a vários tipos de clientes que buscam opiniões e experiências sobre seus serviços, produtos e marcas.