Brasil,

A importância da educação financeira na vida das pessoas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Lourenço
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Educar-se financeiramente é um importante passo para a liberdade pessoal. Como não vivemos num mundo sem fronteiras, conforme pregava John Lennon em sua célebre composição Imagine, é necessário termos recursos financeiros para prover as necessidades de nossa sobrevivência.

Há alguns anos, à época eu ainda estava na Faculdade de Economia, vivíamos no Brasil um sério processo de hiperinflação que estancou e estagnou a economia brasileira por uma década, inibindo-a de qualquer possibilidade de crescimento econômico sustentado, período conhecido como a “década perdida” da economia brasileira.

Estou me referindo à década de 1980. Após várias tentativas de planos econômicos frustrados, finalmente, o Plano Real em 1994 equalizava e solucionava o problema da inflação inercial brasileira, abrindo efetivas possibilidades para o alcance da tão sonhada estabilidade econômica que pudesse proporcionar investimentos produtivos, geração de empregos, e bem assim crescimento e desenvolvimento econômico.

À parte o verdadeiro caos que a inflação provocara no Brasil, houve na mesma época um importante simpósio reunindo economistas de todo o mundo, no qual chegou-se à conclusão que o problema mais danoso da economia mundial não se tratava da inflação, mas sim do desemprego. Passamos anos no Brasil lutando contra uma inflação impiedosa, mas, de fato, havia um problema ainda maior no mundo: o desemprego.Ao longo dos anos, vários estudos têm evidenciado que o desemprego é uma variável que transcende as questões meramente econômicas. Não bastassem as dificuldades financeiras impostas pelo desemprego, há, ainda, impactos diretos sobre o bem estar psíquico e emocional do indivíduo. Neste sentido, a educação financeira é libertadora.Já que não podemos controlar os revezes da vida - e o desemprego, infelizmente, é um deles - devemos estar sempre atentos para mitigar seus impactos.

Os cuidados em constituir uma reserva financeira tem importância primordial no suprimento de nossas necessidades em momentos adversos, como num eventual desemprego, enfermidade, etc.

Algumas premissas em educação financeira são pilares, tais como: evitar empréstimos para suprir necessidades cotidianas. Ninguém consegue pagar dívidas fazendo mais dívida; cheque especial é reserva contingencial, reserva de emergência. Ou seja, é um fim, não um meio. Pague-se primeiro, antes de realizar qualquer despesa pague a si próprio, canalize prioritariamente o recurso para a sua reserva financeira; investir em reserva financeira é adquirir um ativo financeiro. Despesas correntes desnecessárias é um passivo; estruturar um planejamento financeiro separando o que é essencial daquilo que é supérfluo. Certamente você se assustará com a magnitude de despesas incorridas desnecessárias; estabelecer metas financeiras críveis de serem atingidas. Elenque-as numa folha de papel ou em seu computador e execute-as dentro do prazo determinado. Isto é muito importante para que o planejamento não fique apenas no campo das ideias; revisar periodicamente suas metas e planejamentos. Olhe sempre o mercado e veja se o custo de oportunidade de seu capital está a contento; e estudar cada vez mais sobre investimentos.

A forma mais fácil de você enriquecer é ter uma boa educação financeira. Aprofunde seus conceitos sobre o funcionamento do dinheiro. Isto lhe proporcionará segurança financeira e mais conforto psíquico e emocional.

Uma vez tendo presentes os pilares mais fundamentais da boa educação financeira e a percepção do quão importante isto será para a sua vida, você terá mais tranquilidade, paz de espírito, harmonia consigo mesmo e em suas relações sociais.

Creia: não existe pior aprisionamento pessoal do que a falta de dinheiro. A liberdade individual no seu mais íntimo fica tolhida, cerceada, suas necessidades e desejos ficam recalcados, inibidos.

Seria ótimo se o ideal imaginário do genial John Lennon se concretizasse, conforme em sua melódica Imagine: um mundo sem fronteiras, sem espaços geográficos, sem delimitações territoriais e produtivas, um só mundo e todos juntos!

Todavia, a realidade é bastante diferente da arte. Vivemos num mundo capitalista, mediado pelas relações de troca e a unidade de valor entre as diferentes mercadorias é a moeda. A educação financeira é central em meio a esta dinâmica do homem, de sua interação social com a natureza e com a provisão dos meios à sua sobrevivência.

Conforme dito, educar-se financeiramente é vital, inclusive, para adquirir melhor harmonia entre o mundo material e o íntimo de seu mundo emocional. E, finalizando, tenho sempre reiterado o seguinte: Adquirir conhecimento, em certa medida também é matar a fome!

Carlos Lopes é Mestre em Economia, Assessor de Investimentos da Aspen Investimentos e Head da Aspen Educacional em Belo Horizonte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar