Colégio de São Paulo promove projeto para discutir sobre a participação de mulheres na Ciência
Alunos do Colégio Marista Glória debatem que embora a presença das mulheres esteja aumentando, a desigualdade ainda existe
Por meio da disciplina Conexão XXI, que faz parte do currículo dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, cujo objetivo é desenvolver as competências e habilidades do século XXI, necessárias para a formação acadêmica dos jovens, a professora Lhoyane de Moraes Oliveira e Oliveira Figueiredo, do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), está desenvolvendo um projeto sobre a importância das meninas e mulheres na Ciência.
É comum na sociedade que as meninas cresçam presenteadas por bonecas, panelinhas e vestidos, enquanto aos meninos são ofertados jogos, máquinas e tecnologias. Esse tipo de tradição patriarcal se perpetua também no mercado de trabalho e nas escolhas pelo Ensino Superior, no qual os cursos de Exatas acabam sendo mais ocupados por homens.
Com isso, a docente promoveu uma sensibilização na turma, propondo que eles conversassem entre si sobre o tema, de modo a formar uma opinião inicial sobre a questão. “Solicitei também que entrevistassem colaboradores do colégio com a pergunta: ‘Qual é a sua opinião sobre a presença mulheres na ciência?’, visando que os alunos compreendam qual é a visão das pessoas próximas”, explica Lhoyane.
Na sequência, a professora pediu que os jovens dividissem com a sala as opiniões ouvidas e elaborassem um texto base/roteiro capaz de responder as seguintes questões: “Qual a importância das mulheres nas áreas das Ciências, Engenharias e Matemática?”, “E a sociedade? O que sabe sobre isso?”, “O que nós podemos fazer para mudar?”. Os alunos irão gravar vídeos com essas respostas.
Estudo e cenário
Um relatório da Elsevier - uma empresa global de informações analíticas que contribui com instituições e profissionais para o progresso da assistência à saúde e da Ciência - intitulado “A jornada do pesquisador através de lentes de gênero” examinou a participação em pesquisas, progressão na carreira e percepções em 26 áreas temáticas de toda a União Europeia e em 15 países, incluindo o Brasil.
De acordo com o levantamento, embora a participação das mulheres na pesquisa esteja aumentando em geral, a desigualdade permanece. Por exemplo, em todos os países, a porcentagem de mulheres que publicam internacionalmente é menor do que a de homens. Também trabalhos de autoria de mulheres são citados com menos frequência do que de homens.
“As escolas continuam tendo a missão de assegurar a aprendizagem dos alunos nos componentes curriculares tradicionais, mas também devem ampliar a capacidade de lidar com pensamento crítico, criatividade, sensibilidade cultural, diversidade, comunicação, emoções, empatia, colaboração, entre outros aspectos importantes para a vida neste século. Por isso, entendemos a importância de uma discussão como essa”, frisa a professora.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário