Brasil,

Especialistas debatem desafios da volta às aulas presenciais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Organizado pelo Instituto Unibanco e pelo Instituto Península, webinário apresenta resultados da pesquisa sobre a visão dos professores durante a pandemia

Amanhã (27), às 16h, acontece o webinário Professor na pandemia: desafios e superações. Organizado pelo Instituto Unibanco e pelo Instituto Península, o evento vai reunir especialistas para debaterem o resultado da pesquisa “Desafios e perspectivas da educação: uma visão dos professores durante a pandemia”, realizada pelo Instituto Península, que ouviu 2.557 mil profissionais da educação entre 30 de agosto e 9 de setembro.

Com transmissão pelo canal do Instituto Unibanco no YouTube, o evento contará com abertura de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, e Heloísa Morel, diretora do Instituto Península. A apresentação da pesquisa será feira por Marina Ferraz, coordenadora de Pesquisa e Projetos no Instituto Península, e o debate terá as falas de Alexandre Schneider, presidente do Instituto Singularidades; Ellen Gera, secretário de educação do estado do Piauí; e Romildo Calixto, professor da rede estadual de Minas Gerais. A mediação ficará a cargo de Rita Jobim, coordenadora de Políticas Educacionais do Instituto Unibanco.

“Entender como professores, coordenadores e diretores estão percebendo ou sentindo cada aspecto da volta às aulas presenciais é fundamental para que cada secretaria de educação e cada gestor organize melhor suas ações frente ao imenso desafio do retorno”, afirma Ricardo Henriques. “Nesse sentido, a pesquisa traz insumos riquíssimos, como a necessidade de priorizar a saúde mental de professores e alunos e a percepção dos docentes de que 63% dos estudantes gostariam de continuar utilizando recursos tecnológicos mesmo após a volta das aulas presenciais”, completa.

Entre diversos pontos, a pesquisa mostra ainda que 51% dos professores estão com baixa motivação para o retorno presencial e que 53% deles se sentem sobrecarregados. Além disso, 44% dos professores acreditam que seus alunos estão com dificuldades de relacionamento com seus pares ou professores no presencial.

“É preciso dar atenção ao que os professores estão sinalizando, pois são eles que estão na linha de frente para que a Educação aconteça, seja nas aulas remotas ou presenciais, são eles que conhecem as dificuldades cotidianas. Daí a necessidade de apoiá-los para que o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos sejam recuperados”, afirma Heloisa Morel, diretora executiva do Instituto Península.

O webinário faz parte do ciclo Educação para Juventudes, série de encontros semanais que, desde março deste ano, busca contribuir para a ampliação do debate sobre gestão em educação.

Serviço
Webinário Professor na pandemia: desafios e superações
Data: 27 de outubro
Horário: 16h
Abertura: Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco; e Heloísa Morel, diretora do Instituto Península
Apresentação da pesquisa: Marina Ferraz, coordenadora de Pesquisa e Projetos no Instituto Península
Comentaristas: Alexandre Schneider, presidente do Instituto Singularidades; Ellen Gera, secretário de educação do estado do Piauí; e Romildo Calixto, professor da rede estadual de Minas Gerais
Mediação: Rita Jobim, coordenadora de Políticas Educacionais do Instituto Unibanco.
Transmissão ao vivo: https://youtu.be/PTyV2-5lmhs

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar