Brasil,

Estudantes paulistanos ganham o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar e garantem vaga para o torneio na Rússia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karen Estevam
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Com a conquista, equipe do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo, é tetracampeã e a única representante do Brasil na competição internacional em 2022

Entre as mais diversas competições no mundo dos tabuleiros, o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar - que em sua edição de 2021 aconteceu de forma presencial em Caxambu, Minas Gerais - tinha uma motivação a mais: a classificatória para a competição Belaya Ladya 2022, Torneio de Xadrez Escolar promovido pela Federação Russa.

Foi com essa expectativa e dedicação que a equipe de 26 alunos do Colégio Augusto Laranja, localizado no bairro de Moema, em São Paulo, foi para o torneio, onde conquistou o tetracampeonato e se destacou, mais uma vez, das mais de 125 escolas de todo o Brasil.

Além da conquista coletiva, os estudantes levaram ainda quatro títulos individuais. São eles: Davi Simão, aluno do 4º Ano do Ensino Fundamental e campeão da categoria sub 9; Henrique Bernardo, atualmente no 5º Ano do Ensino Fundamental e campeão da categoria sub 11; Kauã Marques, aluno da 2ª Série do Ensino Médio, vitorioso no sub 16; e Clarice Soares, atualmente na 1ª Série do Ensino Médio, vencedora também da categoria sub 16.

Em segundo lugar, como vice-campeões, ficaram os alunos do Ensino Fundamental II Henrique Jaze (sub 14), Diego Haraguchi (sub 14), Tatiana Spineva (sub 12) e Oscar Laguna (sub 11). O Ensino Infantil também teve seu representante vice-campeão:

Renato Namidomi (sub 6), assim como o Ensino Fundamental I com Mariana Paolini (sub 8).

No Colégio Augusto Laranja, o Xadrez é uma disciplina curricular do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I. O projeto que, começou em meados dos anos 90, teve um período de pausa e foi retomado em 2014 e, desde então, conta como Mestre da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Álvaro Aranha, como responsável técnico da equipe de treinamento e competições.

Nos últimos anos o time tem sido destaque nos torneios. Em janeiro deste ano, em uma disputa acirrada no Primeiro Mundial Escolar de Xadrez Online, organizado pela Expo Dubai 2021 junto com o site chess24, chegaram perto da classificatória para a final em Dubai. Com mais de 300 escolas participantes vindas de aproximadamente 50 países, dentre as 10 brasileiras, o Colégio Augusto Laranja foi o único representante do Brasil na penúltima fase dos jogos.

Já em 2019, ao participarem da competição na Rússia, com as 109 melhores escolas locais e 36 instituições campeãs de outros países, a equipe alcançou o 19º lugar no geral e 6º entre as escolas estrangeiras.

Com a nova vitória e rumo à competição na Rússia, os alunos e amantes do Xadrez agora têm mais uma motivação para seguirem com os treinos. Para Álvaro Aranha, o segredo de uma boa performance está na paixão pelo jogo. “Como qualquer outra modalidade é necessário gostar e, assim, se dedicar. Estamos com uma equipe robusta, engajada e muito competente”, afirma.

No caso do tabuleiro, o técnico ainda ressalta que o Xadrez vai além do prazer competitivo e torna-se uma habilidade que ajuda os jogadores tanto no ciclo da vida acadêmica como na vida pessoal. “O Xadrez trabalha no indivíduo o raciocínio lógico, pensamento estratégico e, sobretudo, a inteligência emocional, pois afinal é preciso saber lidar com o nervosismo de uma competição e pensar de forma racional”, acrescenta.

"Passada a euforia da vitória é hora de voltar aos treinamentos para as próximas competições”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar