Últimos dias para se inscrever no curso técnico 100% gratuito do Colégio Termomecanica

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Pomarino
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Processo seletivo será por meio de vestibulinho presencial, com adoção de protocolos sanitários; instituição realiza live para esclarecer dúvidas

O Colégio Termomecanica tem 40 vagas disponíveis para o Curso Técnico em Mecânica, totalmente gratuito, com início em 2022 e as inscrições podem ser feitas diretamente no site da Vunesp, até o dia 25 de outubro de 2021. Com duração de três semestres, na modalidade presencial, o curso é destinado a candidatos que terminaram o Ensino Médio regular ou técnico, mas que ainda não possuem curso superior. Para sanar as dúvidas referentes ao processo seletivo ou ao curso, será realizada uma live amanhã, dia 22 de outubro, à partir das 19h, no Youtube.

O curso visa preparar o estudante para atuar nos setores de projetos das áreas ligadas à indústria metalmecânica, siderúrgica e no projeto, fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais. Para isso, desenvolveu sua grade curricular com a contribuição de uma equipe de profissionais multidisciplinar, com a finalidade de tornar o curso uma referência na área e alinhado às demandas do mercado de trabalho.

“Por meio de ações coordenadas mantemos uma conexão próxima com as principais indústrias e prestadoras de serviços das áreas, para que a formação dos novos profissionais esteja alinhada com as expectativas do mercado de trabalho. Assim, trabalhamos desde o primeiro semestre letivo para estimular o desenvolvimento de competências práticas, tais como a capacidade de trabalhar em grupo, solução de problemas e desenvolvimento de projetos com uso de ferramentas de viabilidade econômica e financeira”, revela Márcio Rodrigues da Silva, professor coordenador do curso.

Os alunos do Curso Técnico em Mecânica do CTM contam com o auxílio do Núcleo de Apoio à Carreiras (NAC), departamento que promove oficinas, atualização de currículo, pesquisa de vagas disponíveis, trilha de carreiras, acompanhamento efetivo de estágios, ações de incentivo ao empreendedorismo, entre outras atividades para inserir o estudante no mercado. Mesmo durante a pandemia, a aproximação do colégio com as empresas foi mantida e como resultado dessas ações, percebemos um percentual significativo de alunos alocados em estágios ou vagas efetivas.

Sobre o vestibulinho

O processo seletivo volta a ser presencial, por meio de prova objetiva, mas com adequações para garantir a integridade dos candidatos é importante ler atentamente o edital disponível nos sites do Colégio Termomecanica e da Vunesp.

“É importante que no dia da prova os candidatos levem mais de uma caneta azul ou preta e lápis, assim como itens de uso pessoal, como máscaras extras, recipiente para tomar água e álcool em gel. A quantidade de salas em que as provas serão realizadas foram aumentadas e a ocupação reduzida, garantindo assim o distanciamento. Cabe ao candidato permanecer de acordo com os protocolos que serão orientados no dia do exame”, finaliza o coordenador.

Metade das vagas oferecidas para o Curso Técnico em Mecânica é destinada a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. O candidato interessado nessa modalidade deve se inscrever para as vagas sociais e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula. Os critérios estão especificados no edital.

Tradição e pioneirismo

Um dos precursores da educação gratuita em tempo integral do País, o CTM oferece ensino arrojado e inovador, que propõe a formação integral do aluno desenvolvendo suas competências cognitivas e comportamentais, tendo em vista a formação de um cidadão livre, responsável, autônomo, solidário e capaz de entender e de atuar na sociedade em que vive, dentro de elevados padrões éticos e morais.

Referência em infraestrutura e ensino, faz parte do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), principal projeto social da Fundação Salvador Arena na área de educação, um complexo educacional com mais de 130 mil metros quadrados, localizado no município de São Bernardo do Campo. Possui laboratórios, salas temáticas, rede de bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista olímpica, estação agroambiental e um teatro com capacidade para 600 pessoas.

Serviço:

Processo Seletivo: Curso Técnico em Mecânica

Vagas disponíveis: 40

Inscrições: até 25 de outubro de 2021, diretamente no site da Vunesp

Live para esclarecimento de dúvidas: 22 de outubro de 2021, à partir das 19h, no Youtube

Data do Vestibulinho: 14 de novembro de 2021

Divulgação dos resultados: dia 15 de dezembro de 2021

Taxa de inscrição: R$ 40

Modalidade do curso: presencial

Período: de segunda a sexta-feira, das 18h25 às 22h40

Mais informações: www.colegiotermomecanica.com.br

Sobre o Colégio Termomecanica (CTM)

O Colégio Termomecanica (CTM) é uma escola de ensino infantil, fundamental, médio e técnico totalmente gratuitos. Fundada em 1989 pelo empreendedor social Salvador Arena (1915-1998), o CTM surgiu como escola-modelo e um dos precursores do regime de tempo integral gratuito na educação básica do Brasil. Referência em infraestrutura, o CTM integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), principal projeto social da Fundação Salvador Arena na área de educação, um complexo educacional.

Sobre a Fundação Salvador Arena (FSA)

A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. De 1998 a 2020, destinou mais de R$ 1,3 bilhões para ações que visam o fortalecimento do terceiro setor brasileiro e em projetos sociais ligados à educação, saúde e habitação. Em 2020 foram aplicados R$ 8,3 milhões para projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando diretamente 88.327 pessoas e indiretamente, 286.377 pessoas. Além disso, mais R$ 2,6 milhões foram direcionados para ações de redução de danos causados pela pandemia, em várias frentes sociais, como o amparo a famílias, cidadãos em situação de rua e hospitais da Grande São Paulo, Baixada Santista e outros municípios do país. No mesmo ano, a FSA destinou R$ 48,1 milhões para seus programas educacionais próprios realizados no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, tema prioritário na área de educação, custeando todas as atividades e os serviços oferecidos gratuitamente, com 100% de recursos próprios.