Brasil,

Multilinguismo na infância expande horizontes cognitivos

Multilinguismo na infância expande horizontes cognitivos

Adepta de um currículo trilíngue, Camino School desenvolve Expedições nas quais coloca os estudantes em contato com inglês, espanhol e português de maneira ativa, reforçando competências socioemocionais e naturalizando o aprendizado dos idiomas

Clase, class ou aula? A escolha da palavra mais “adequada” pode variar de acordo com um determinado país de origem ou pode acontecer em uma mesma escola, no decorrer de um dia letivo. A educação multilíngue tem ganhado cada vez mais espaço, em especial, nas grandes cidades brasileiras, onde mais pessoas tendem a conviver com diversidade étnica e cultural. Pesquisas revelam que crianças expostas a outros idiomas não apenas adquirem conhecimento, como saem na frente em demais capacidades cognitivas.

“Do ponto de vista das competências socioemocionais, acreditamos que não apenas estudar, mas brincar, interagir com colegas e executar tarefas do cotidiano usando uma outra língua, como o inglês ou o espanhol, traz mais do que benefícios cognitivos. A criança exposta a esse contexto passa a ter uma visão mais ampla de cenários plurais e diversos, tendo uma maior propensão à inclusão e à empatia. É um ganho inegável”, afirma Leticia Lyle, diretora da Camino School, escola referência localizada na região Oeste de São Paulo, e cofundadora da Camino Education.

A Camino School, fundada em 2020, é uma escola trilíngue – português, inglês e espanhol – que trabalha com Ensino Fundamental I e II, praticando a metodologia da aprendizagem ativa. Por meio desse modelo, o estudante é inserido como protagonista em todo o processo pedagógico, aprendendo por meio de projetos – chamados Expedições.

“Desde as primeiras Grades, nossas turmas têm contato diário com inglês e espanhol, além da língua-mãe. Muitos aprendem os primeiros vocábulos simultaneamente nos três idiomas. Depois de anos de pesquisa e benchmarking, comprovamos que a plasticidade cerebral na infância é o melhor aliado no processo pedagógico multilíngue”, ressalta Lyle.

Cientificamente benéfico

De acordo com uma pesquisa publicada no periódico The Journal of Neuroscience, influências exteriores têm um impacto maior antes dos quatro anos de idade, quando as ligações entre os neurônios se desenvolvem para processar novas palavras. Por isso, crianças têm mais facilidade para aprender um novo idioma. A primeira infância, em particular, é notável como uma época na qual as competências linguísticas de desenvolvem rapidamente.

Outros estudos apontam que os “pequenos” que estudam outros idiomas tornam-se adultos com mais habilidades cognitivas e maior competência na execução de tarefas. Alguns especialistas da neurociência apontam que essa dedicação a idiomas previne até mesmo mazelas como envelhecimento cerebral e demência.

Um relatório da Academia Americana de Ciências (PNAS) descobriu, em 2014, que crianças, quando ouvem outros idiomas desde cedo, formam representações dos sons e têm uma região do cérebro ativada – cenário não observado nos demais não-submetidos a essas experiências. Isso comprova que a organização cerebral é sensível a estímulos externos durante os primeiros anos da vida, essenciais para o desenvolvimento mental.

Além disso, esse estudo da PNAS reforça que o contato com uma outra língua, mesmo de maneira modesta ou por meio de brincadeiras, só oferece pontos positivos. Com o passar do tempo, a elasticidade do cérebro diminui, não inviabilizando necessariamente o aprendizado, mas tornando-o mais moroso.

A visão de quem vive essa realidade

Segundo Cinara Cochar, que trabalha no marketing da Camino Education, atualmente com dois filhos matriculados na Camino School – Raul, de 4 anos, e Paulo, de 6 –, são inúmeras as vantagens. “O Raul já consegue identificar mudança quando ouve idiomas diferentes. Por exemplo, sempre ouvimos música no carro em nosso percurso casa/escola/casa, e ele já identificava quando as letras eram em português ou em inglês (a maioria que ouvimos). Um dia, coloquei Shakira para dar uma variada e ele na hora percebeu que era espanhol”, destaca.

Muitos pais têm aquelas dúvidas recorrentes: os filhos vão misturar os idiomas? Vão esquecer do português? Se tiverem que mudar de escola e pararem o estudo, esquecerão o que aprenderam? Cinara foi atrás de respostas embasadas em pesquisas. “Vi que só há benefícios em termos cognitivos de um modo geral, não só para o aprendizado de línguas; eles desenvolvem mais facilidade para compreender coisas de modo geral. Linguisticamente, meus dois filhos falam quase tudo corretamente e, o que para mim é surpreendente, utilizam expressões de adulto e as empregam nas horas adequadas, como ‘isso é injusto!’ e ‘você não vai acreditar’. Fico impressionada”, complementa.

Cinara pontua que o inglês é mais familiar pois eles, anteriormente, estudavam em uma escola bilíngue. O espanhol passou a despertar interesse há pouco tempo e já se nota essa curiosidade. A mãe “flagrou” Raul pesquisando vídeos do Chaves no YouTube e, certa vez, ele chamou a joaninha de juanita sem perceber.

Camino Education – Como um ecossistema educacional que integra educadores, gestores, pais e estudantes, a Camino Education tem a missão de enriquecer a Aprendizagem para milhões de alunos, com a aspiração de transformar aulas tradicionais em experiências de aprendizagem inesquecíveis, de alta qualidade educacional e engajamento significativo dos educadores e dos alunos, por meio da Aprendizagem Ativa. A Cloe, plataforma digital completa de Aprendizagem Ativa desenvolvida pela Camino Education, a Camino School, escola de referência em São Paulo, e o Centro Camino de Aprendizagem Ativa, centro de formação de educadores, compõem esse ecossistema. A Camino Education é a primeira Edtech brasileira a compor a comunidade Global Innovators do World Economic Forum e está entre as 100 Edtechs mais inovadores da América Latina, segundo o ranking 2020 e 2021 LATAM 100 Edtechs anual.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo