Brasil,

Dow celebra parcerias com universidades para estimular inclusão no mercado de trabalho e fomentar o desenvolvimento científico

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Luz
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Com bolsas de iniciação científica e mentoria, programas Dow CRIE e Ilimite-se fortalecem educação como ferramenta de transformação social

Em mais uma iniciativa para promover a inclusão e diversidade no mercado de trabalho e a capacitação de novos talentos, fomentando a inclusão dos mesmos, a Dow acaba de lançar os programas Dow CRIE e Ilimite-se, focados no desenvolvimento científico e profissional de alunos universitários pretos e pardos da USP e Unicamp. O apoio aos alunos das universidades se dará por meio de bolsas de iniciação científica ao longo de 12 meses e da mentoria voluntária de profissionais da companhia. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 300 mil nos dois programas.

Para marcar o lançamento dos programas, um evento on-line, realizado no final de setembro, reuniu bolsistas, mentores voluntários, representantes das duas universidades e da Dow. Durante a abertura do evento, o presidente da Dow Brasil e América Latina, Javier Constante, destacou o empenho da multinacional em estimular a educação e, por consequência, a inovação. “Esses dois programas têm o objetivo de promover o desenvolvimento científico e profissional, mas com foco na inclusão. O bilhete do sucesso das pessoas tem que ter um passaporte e esse passaporte é a inclusão”.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, exaltou a iniciativa da Dow e afirmou que essa colaboração é ainda mais vitoriosa porque ambas compartilham visões e metas, sendo as políticas de inclusão, de valorização da diversidade e de inovação alguns de seus pilares. “Saber que as alunas e alunos da Unicamp têm esta oportunidade nos deixa muito feliz, tanto pelo auxílio que representa para que concluam os seus cursos, como também pela oportunidade de aperfeiçoamento de sua formação”.

Logo depois, o pró-reitor de Pesquisa da USP professor Sylvio Canuto evidenciou o interesse da universidade em manter a parceria com a Dow e falou sobre a importância da pesquisa para a vida acadêmica. "A iniciação científica é um dos programas mais importantes na formação de um pesquisador e a ciência precisa da diversidade para ampliar o horizonte da pesquisa”.

Os bolsistas e professores orientadores tiveram a chance também de conhecer mais sobre a Dow e assistiram à um vídeo tour pelo Latin America Inspiration Center, o centro de inovação da Dow em Jundiaí. A Diretora de Inovação da Dow para a América Latina, Ana Claudia Rueda, encerrou o encontro ressaltando que inovação é colocar a ciência em prática no mercado e na sociedade e que, para a Dow, a inovação sempre está atrelada aos valores da sustentabilidade, inclusão, diversidade e equidade.

O Dow CRIE e o Ilimite-se são iniciativas que fazem parte do Dow ACTs, compromisso global da empresa em combater o racismo estrutural da sociedade por meio de iniciativas com foco na inclusão. Para o Dow CRIE foram concedidas 20 bolsas de iniciação científica para alunos da USP e Unicamp destinadas a estudantes autodeclarados pretos ou pardos da área de STEM (Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Já o Ilimite-se irá, pelo segundo ano consecutivo, financiar dez bolsas de pesquisa para alunos da Unicamp que ingressaram na graduação por meio do ProFIS. Além das bolsas, ambos os programas oferecerão aos alunos selecionados mentoria com profissionais da Dow.

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global, escala e integração de ativos, inovação focada e liderança em frentes de negócio diversificadas para alcançar crescimento lucrativo. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo para possibilitar um futuro mais sustentável ao planeta por meio de sua expertise em ciência dos materiais e da colaboração com seus parceiros. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e cuidados do consumidor. A Dow opera 106 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 35.700 pessoas. Em 2020, gerou aproximadamente US$ 39 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar