Brasil,

Urgência na educação: recuperar perdas de aprendizagens é possível e necessário

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laís Molina
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Por Suely Melo de Castro Menezes*

Já atravessamos um ano e meio desde que a pandemia chegou ao Brasil. E, das inúmeras crises ocasionadas pela doença, a educação vem preocupando especialistas, pais, alunos e professores. Aulas remotas em um país pouco conectado – segundo o IBGE, em 2019 o número de domicílios sem acesso à internet era de 12,6 milhões –, além das desigualdades sociais e raciais e a falta de treinamento de professores, sobretudo da rede pública, para que reestruturassem as aulas para o ensino a distância são fatores que pioraram a já delicada situação educacional. Outro dado preocupante é que a evasão escolar sofreu aumento de 12% no último ano, representando um contingente de 172 mil alunos entre 6 e 17 anos fora das escolas, conforme apontou o relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os investimentos em educação no Brasil também não são suficientes, como indica o relatório da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico: enquanto dois terços de países membros ou parceiros disseram ter elevado gastos com educação por conta da pandemia, o Brasil não aumentou seu orçamento entre 2020 e 2021 e os índices de proficiência em português e matemática também são preocupantes e mostram que temos ainda pela frente uma longa batalha para evitar prejuízos maiores, ou mitigar os que já existem.

Para se ter uma ideia das perdas em aprendizagens, usarei como exemplo um estudo feito pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em parceria com a Secretaria da Educação de São Paulo, que avaliou alunos do 5° ao 9° ano (ensino fundamental) e da 3ª série do ensino médio. Os resultados de alunos do 5° ano – comparados aos mesmos indicativos de 2019 – apontam que, somente em matemática, estudantes avaliados obtiveram 46 pontos a menos, representando queda de 19%. Já em português, foram 29 pontos inferiores, cuja queda é de 13%. Também se chegou à conclusão de que todas as séries avaliadas apresentaram pioras.

Com o avanço da vacinação no País e a retomada do ensino presencial, ainda que gradual e de maneira heterogênea, começamos a trilhar para a recuperação de perdas no ensino - que foram muitas, mas o percurso ainda é longo e tortuoso. A rede pública de educação básica atende cerca de 85% dos estudantes brasileiros e há nela uma enorme diversidade, desde classe social até condições de estudos. Enquanto alguns alunos puderam aprender durante o ensino remoto, outros não conseguiram se adaptar ou, pior, nem sequer tiveram acesso às aulas. O que faz com que os problemas sejam diferentes e, portanto, com soluções distintas.

O denominador comum, entretanto, é a necessidade de avaliação diagnóstica do ensino, que indicará quais são as melhores soluções e estratégias para obtermos resultados satisfatórios. Também é fundamental lutar pela conectividade, pois internet e banda larga precisam chegar aos alunos menos abastados. Se no século passado o estudante precisava de lápis e caderno, hoje em dia é vital que ele conte com dispositivos e internet para que o ensino híbrido esteja a contento.

Com maior engajamento dos alunos no ensino remoto, adoção eficaz de aulas híbridas e otimização do currículo, as perdas de aprendizagens poderão ser reduzidas em até 40%. É o que apontaram especialistas, em um estudo do Insper. Mas todas essas ações precisam fazer parte de um planejamento integrado, envolvendo todas as esferas do governo com o único objetivo de minimizar os impactos na educação. A tarefa não é simples, porém necessária. E, com muito empenho, é também possível.

*Suely Melo de Castro Menezes é Consultora na Mind Lab. Pedagoga com habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Pará, Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté. Também é Conselheira Nacional de Educação e Presidente da Câmara de Educação Básica do CNE.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar