Brasil,

3R Investimentos anuncia lançamento de FIDC social voltado a universidades comunitárias

Primeira carteira de ativos do fundo é composta por recebíveis de instituições de Santa Cruz do Sul (RS) e São João da Boa Vista (SP)

Alinhada com as tendências ESG, a 3R Investimentos está lançando o FIDC 3R Educacional, produto com caráter social e na área de educação – o primeiro do mercado com este foco e voltado para crédito. O FIDC (fundo de investimento em direitos creditórios) tem como objetivo a compra de carteiras no segmento educacional oriundas dos recebíveis decorrentes de contratos privados de financiamento ou contratos de prestação de serviços educacionais, praticados por universidades que integram a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC).

A primeira carteira de ativos do fundo é composta por recebíveis de duas instituições – a UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul (RS) e a UNIFEOB – Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos, de São João da Boa Vista (SP). “Estamos comprando carteiras já constituídas pelos próprios programas de financiamento das universidades. São créditos que a instituição dá para alunos que potencialmente não conseguiriam estudar se não tivessem esse crédito. Isso tudo sem intermediação de instituições financeiras, o que acabaria elevando os custos. Estamos proporcionando mobilidade social e facilitando a expansão dos programas de financiamentos próprios das Universidades Comunitárias”, conta Adriano Bernardi, sócio da 3R e responsável pela área de Produtos Estruturados. “Estamos começando de forma pequena, com pé no chão e com intuito de construir relações duradouras”, acrescenta.

O FIDC 3R Educacional se enquadra como fundo social pela categoria de ativos sociais dos Social Bond Principles (SBP), que visa gerar benefícios às pessoas vulneráveis devido à falta de acesso a bens e serviços essenciais e de qualidade, como educação, treinamentos vocacionais e financiamento. A criação contou com consultoria da SITAWI, organização brasileira que mobiliza capital para impacto socioambiental positivo. A instituição utilizou seu método proprietário de avaliação, que se baseia na regulação da Sustainable Finance Disclosure Regulation da União Europeia, que entrou em vigor em março. “O fundo reforça a estratégia da 3R de investir em ativos que contribuem para ampliar oportunidades aos grupos subatendidos, consequentemente gerando benefícios sociais de curto e longo prazo para a sociedade”, explica Adriano Bernardi, sócio da asset.

Outro ponto a ser destacado é que o FIDC 3R Educacional está alinhado com o Artigo 11 do Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas, bem como contribui para o atendimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. São eles: ODS 1 (Erradicação da Pobreza), 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 10 (Redução das Desigualdades). O objetivo nessa primeira série do FIDC é uma captação de R$65.000.000,00, sendo que a subordinação (20%) será integralizada pelas próprias universidades.

Histórico de atuação:

Com aproximadamente R$ 800 milhões sob gestão, a 3R Investimentos – que carrega em seu DNA o propósito de Reduzir, Reutilizar e Reciclar – é uma gestora de recursos independente formada por profissionais com sólida e diversificada experiência no mercado financeiro brasileiro o que lhe permite oferecer uma gama de soluções de investimento para diferentes perfis de investidores/clientes. A atuação é focada em Gestão Direta; Alocação e Gestão Patrimonial; e Produtos estruturados. O foco é sempre oferecer soluções que sejam efetivamente sustentáveis a longo prazo e adequadas para cada perfil de cliente. “Nosso principal ativo é o capital humano e nossa capacidade de trabalhar coordenadamente e de maneira disciplinada”, explica o sócio-fundador Tomas Awad. Na área de Produtos Estruturados, além do FIDC 3R Educacional, a 3R possui o FIDC 3R Agro Produtores Agrícolas, focado no setor do Agronegócio com o objetivo de prover crédito para produtores Agrícolas associados a AMPA (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão). Na área de gestão direta a 3R é responsável por dois fundos de ações – o 3R Radix FIA (Long Only) e o 3R RE FIA (Long Biased) – e o 3R Genus Hedge FIM (Multimercado Livre).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo