Brasil,

Professor do Instituto Federal Goiano é o único brasileiro finalista do prêmio considerado o "Nobel da Educação”

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Social do MEC com informações da Setec
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A iniciativa utiliza a matemática para o desenvolvimento de atividades no tratamento de Parkinson e é uma das 50 finalistas do Global Teacher Prize 2021.

O docente e pesquisador, Greiton Azevedo, é professor há 11 anos, ele combina nas aulas que leciona no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) conhecimentos de matemática, robótica e jogos digitais, criando aplicações com materiais de baixo custo voltadas ao tratamento de sintomas da doença de Parkinson. E foi com esse projeto que o professor chegou entre os 50 finalistas no Global Teacher Prize, edição 2021, um prêmio mundial que visa encontrar um educador excepcional que mereça ser reconhecido em todo o mundo, conhecido como “Nobel da Educação”.

O projeto do IF Goiano é realizado em escolas públicas da educação básica e o material utilizado nas aulas é disponibilizado em um hospital público da região. A iniciativa se apresenta como uma inovação no ensino da matemática, tendo tido resultados importantes como a redução da evasão dos estudantes da escola municipal. Além disso, o projeto elevou a aprovação dos estudantes em universidades e trouxe êxito na participação deles em olimpíadas de matemática e torneios de robótica.

O professor de matemática, Greiton Azevedo, explica que a com a implementação do projeto, os estudantes têm uma melhor compreensão do estudo da matemática como uma aplicação científico-tecnológica em prol da sociedade. “Damos mais sentido, contexto e engajamento à aprendizagem de matemática. Uma das soluções de grande impacto social desse projeto com os alunos é a de construir jogos digitais e desenvolver dispositivos de robótica de baixo custo usando matemática, programação e robótica, destinadas ao tratamento de sintomas da doença de Parkinson”, afirmou Greiton.

O projeto teve início em 2014 e, hoje, já soma mais de 3 mil estudantes participantes. “A cada ano, alcançamos mais alunos e a nossa intenção é a de replicar para o maior número de escolas públicas, indo além do estado de Goiás, impactando cada vez mais alunos no Brasil pela matemática criativa, inventiva e científico-tecnológica”, finalizou o professor.

Atuação do professor transforma o aprendizado

Ainda segundo ele, o projeto motiva os estudantes no ensino da matemática e na realização de pesquisas científicas e desenvolvimento de tecnologias. Além disso, a experiência do projeto tem impactado o aprendizado dos estudantes e transformado a sala de aula em um espaço para o debate de ideias. “Para mim, ser professor é uma profissão apaixonante. Eu me torno professor a cada dia, continuo aprendendo com meus alunos, e isso é um movimento muito forte. Não vejo outra carreira tão linda, nobre e importante à sociedade.”, analisou o pesquisador.

Assim como o Global Teacher Prize atua para reconhecer o trabalho de professores que fazem a diferença na vida dos estudantes, o Ministério da Educação (MEC) também atua para valorizar os docentes que trabalham em prol da Educação no Brasil. “O papel do professor é algo que tem sido cada vez mais reconhecido pelo MEC, uma vez que entendemos o seu papel fundamental como agente transformador da educação. Por isso, temos nos empenhado em promover capacitações que possam torná-los mais bem preparados para o ensino junto aos estudantes.”, ressaltou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do MEC, Tomás Sant’Ana.

O resultado do “Nobel da Educação” será divulgado em novembro. Greiton é o único brasileiro entre os finalistas e caso seja o vencedor será premiado com a quantia de US$ de 1 milhão para aplicar no projeto de extensão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo